Resultado de Exames Centro de Diagnóstico HCR
CLIQUE E CONHEÇA

Centro de Diagnóstico HCR



Referência em tecnologia e atendimento humanizado

Um setor de fundamental importância funciona no Hospital Cristo Redentor, promovendo resultados: o Centro de Diagnóstico traz além de tecnologia de ponta, atendimento humanizado em todos os procedimentos, cada vez investindo mais em equipamentos, trazendo procedimentos cada vez menos invasivos e com diagnósticos cada vez mais precisos.

Biópsias e punções, colonoscopia, ecocardiograma de estresse, ecocardiograma de repouso, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, espirometria, mamografia digital, radiologia digital, retossigmoidoscopia, tomografia computadorizada e ultrassonografia, estão entre os exames realizados no setor. Em breve o Hospital Cristo Redentor passa a contar também com o teste ergométrico.

Conforme estimativas são realizadas em média por mês: 472 tomografias, 1810 raios-X, 405 ressonâncias, 54 eletroencefalogramas, 1160 ultrassonografia, 196 mamografias, 313 eletrocardiogramas; números considerados expressivos. De acordo com Ana Paula Franciscon, (COREN 432816), Enfermeira Gestora do Centro de Diagnóstico, o grande diferencial na área é o investimento contínuo em formação, investimentos em tecnologia que acompanham a evolução médica da área do diagnóstico e a humanização: “Buscamos o atendimento humanizado, levando sempre em conta cada caso individual”.

Atuam no Centro de Diagnóstico, 23 colaboradores. Integra a equipe os médicos Dr. Guilherme Garcia, Dr. José Maria Tito, Dr. Ornella Cassol, Dr. Milton Bergamo, além dos radiologistas Dr. Michel Mezzomo (responsável técnico da radiologia), Dr. Hail Nayef Salman e Dr. André Freitag. A responsável pelo setor de ecocardiograma é a Dra. Cintia Tavares e a responsável pelo teste ergométrico, Dr. Cristiane Seibel.

O setor atende a todos os convênios. Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, a partir das 7h15min às 17h48min e todos os sábados no turno da manhã. Telefones para contato: (54) 3342- 9496, 3342-9498, 3342-9697, 3342-9413 ou 3342-9499.



Tipos de exames realizados no Centro de Diagnóstico do HCR:

Consiste na remoção de uma amostra do tecido vivo com a finalidade de avaliação anatomopatológica. Essa avaliação determina a intensidade e a presença ou ausência de doenças como o câncer, e se o mesmo é benigno ou maligno. NO HCR são realizadas biópsias de mama, hepática, próstata ou tireóide.

Método moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e compará-la com padrões para idade e sexo. Tal medida é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos.

É indicada para avaliação e quando possível, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno.

Procedimento mais adequado para exame de cólon (intestino grosso). Pode ser solicitada na presença de diferentes sinais e sintomas, como por exemplo: rastreamento, vigilância e acompanhamento do câncer colorretal, ressecção de lesões leoplásicas, quadros de doença inflamatória intestinal, casos de diarreia desconhecida e no tratamento de hemorragias e estenoses, entre outros.

É um exame que serve para avaliar, em tempo real, algumas características do coração, como tamanho, forma das válvulas, espessura do músculo ea capacidade de funcionamento, além do fluxo sanguíneo.

Exame de imagem que normalmente é solicitado no pré-natal e que tem como objetivo verificar o desenvolvimento, tamanho e funcionamento do coração do feto.

Exame não invasivo que registra as variações elétricas que ocorrem no músculo do coração. Permite a identificação de arritmias, bloqueios e diversas doenças do coração, inclusive o infarto agudo do miocárdio.

Exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea. É indicado nas suspeitas de alterações na atividade elétrica cerebral e nos ritmos cerebrais fisiológicos, epilepsia, alteração da consciência.

É um exame utilizado para medir a quantidade e fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Existe duas modalidades de espirometria: a clínica e a ocupacional. A clínica monitora a evolução clínica dos pacientes com doenças respiratórias. A ocupacional monitora a saúde respiratória de trabalhadores em atividades insalubres.

Tipo de radiografia e um dos principais exames para detecção de alterações na mama. É bastante utilizada para prevenção do câncer de mama.

A radiologia digital consegue capturar as imagens com muitos detalhes. Também é possível aplicar métodos computadorizados para a melhoria da imagem. O HCR trabalha com este sistema, garantindo imagens cada vez mais qualificadas e com rapidez.

Exame importante para diversas situações como, diagnosticar infecções no cérebro, medula espinhal e articulações, derrames em estágios iniciais, esclerose múltipla, tumores cerebrais e em glândulas pituitárias, lesões no ombro, ligamentos rompidos em punho, joelho e tornozelos, tendinites, avaliar massas em tecidos moles do corpo, verificar tumores ósseos, cistos e hérnias de disco na coluna, etc.

Exame de imagem que auxilia no diagnóstico de doenças musculares e ósseas, identifica a localização de um tumor, infecção ou coágulo, além de monitorar e detectar doenças e lesões. Os principais tipos de tomografia realizadas no HCR são: tomografia de crânio, abdômen e pelve, membros superiores e inferiores, tórax, seios da face, orbitas, articulações, angiotomografias (de tórax e abdômen), entre outras.

Avalia o sistema cardiovascular sob esforço. Os principais objetivos são avaliar a doença arterial coronariana, no diagnóstico de dor torácica, avaliar a capacidade funcional cardiorrespiratória, detecção de arritmias e anormalidades de pressão arterial.

Também conhecida como ecografia e ultrassom, é um exame que serve para visualizar em tempo real, qualquer órgão ou tecido do corpo. Pode ser indicada para: investigar a dor abdominal, nos flancos ou nas costas, diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto, diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários, visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões e de qualquer outra estrutura do corpo.