• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Dia de Solidariedade na prática

    O dia de sábado, 22 de setembro, foi de movimentação positiva para o Hospital Cristo Redentor e para a FABE. Isso por que foi o dia da Campanha de Coleta de Sangue, nas dependências da faculdade. Uma equipe de profissionais tanto do Hemopasso-Passo Fundo, quanto do HCR e Secretaria Municipal de Saúde se mobilizaram na coleta de sangue de 94 pessoas. 110 compareceram no local para a doação, porém destas, 16 que realizaram a triagem ficaram impossibilitadas de doar devido à falta de algum critério específico exigido. 

    A doação foi considerada sucesso e ajudará a repor o sangue demandado pelo HCR no Hemopasso. A cada bolsa de sangue que o HCR utiliza, o paciente receptor é orientado a encaminhar três doadores para reposição sanguínea no Hemopasso. Porém este número de doadores para reposição nem sempre é conseguido em dias rotineiros, o que ocasiona um déficit de bolsas de sangue. 

    Para o Diretor da FABE, Ir. Ernani Welter, o momento não foi apenas para o ato de doação em si, mas também para confraternização: “A FABE, há vários anos, participa de movimentos de responsabilidade social, com o objetivo de envolver seus acadêmicos e também colaboradores. Neste ano, como a exemplo de anos anteriores, incentivou e apoiou a coleta de sangue. O sábado foi um dia muito especial. Dia lindo pelo clima, início da primavera, e também foi uma oportunidade de confraternização entre as pessoas, enquanto esperavam o momento para doação. Portanto não é somente um ato de doar sangue, mas também de conversar e confraternizar com os demais doadores e as equipes de saúde que muito bem atenderam”, colocou.

    O Hospital Cristo Redentor agradece a colaboração de todos os que se dispuseram a ajudar, tanto através da doação, quanto da coleta, processo de triagem e organização da campanha. A ideia é realizar novas edições da campanha a fim de sustentar a ideia de solidariedade com o próximo.

    De acordo com Gilberto Bido, Enfermeiro Chefe no HCR, são realizadas em média no Hospital, 50 transfusões sanguíneas, o que em soma remete à cerca de 600 por ano. “Embora 94 doações nesta campanha é um número que de certa forma nos deixa satisfeitos, ainda diz respeito a 1/6 do que transfundimos em um ano.  Precisamos sim de mais doadores. Mesmo quem não pôde participar desta campanha e que gostaria de doar, pode fazer isso diretamente no Hemopasso em Passo Fundo. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza transporte aos interessados e doar”, explicou Bido.

     

    Compartilhe:

    Galeria de fotos