• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Centro de Diagnóstico oferece novos procedimentos

    São realizados desde o início deste mês, no Centro de Diagnóstico do HCR, procedimentos de punção/biópsias guinadas por ultrassonografia.
    São feitas pelo menos quatro tipos de punção/biópsias: biópsia hepática, biópsia de próstata, de mama e de tireoide. As técnicas são utilizadas pelos profissionais radiologistas, Dr. Michel Mezzomo e Dr. Hail Nayef Salman.

    Os agendamentos podem ser feitos diretamente no Centro de Diagnóstico, momento em que o paciente também receberá orientações quanto ao preparado para cada procedimento.

    De acordo com o Doutor Hail Salman, “o objetivo de uma punção/biópsia é coletar pequeno fragmento ou material celular de uma lesão ou de um determinado órgão do corpo para ser analisado por um médico especialista (patologista), a fim de obter informações precisas sobre a natureza das lesões ou grau de comprometimento de um tecido por doenças”. Confira os tipos de procedimentos:

    Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF): Geralmente guiada por ultrassonografia, é utilizada principalmente em lesões da mama, tireóide e linfonodos. Por intermédio deste procedimento é possível obter células de uma lesão que serão analisadas com o auxílio de um microscópio, pelo médico patologista.

    Biópsia por Fragmento (CORE-BIOPSY): A biópsia por fragmento ou core-biopsy, difere da PAAF no sentido de que neste procedimento são colhidos fragmentos de tecido ao invés de células. Também é um procedimento simples, porém um pouco mais invasivo do que a PAAF. Ele é utilizado quando a análise apenas das células de uma lesão ou órgão não é suficiente para diagnóstico.

    Compartilhe: