• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Tratamento para Artrose nos Joelhos: O que há de novo?

    Você sabe quais as novidades existentes na medicina para artrose dos joelhos? O Dr. Márcio Mezzomo, Cirurgião do Joelho e Videoartroscopia,  Especialista em Ortopedia e Traumatologia, explica sobre. Ele atende no MOT- Marau Ortopedia e Traumatologia- estrutura que funciona ao lado do Hospital Cristo Redentor.  Confira o que ele diz sobre o assunto:

    Inicialmente focamos no fortalecimento do membro inferior com exercícios de baixo impacto como: musculação, hidroginástica e natação;

    Controle de peso do paciente, todo excesso de peso, sobrecarrega as articulações e piora a artrose;

    Tratamento medicamentoso: remédios via oral como condroprotetores e colágenos.

    Há cerca de 2 anos, iniciamos o tratamento da artrose do joelho, com infiltrações semanais de ácido hialurônico, a viscossuplementação, como alternativa à cirurgia ou como medida para protelar o tratamento cirúrgico, com ótimos resultados.

    O Ácido Hialurônico é uma substância produzida pelo nosso organismo, que está presente nas articulações, onde tem efeito lubrificante. Pode também ser produzida em laboratório.

    A infiltração com  Ácido Hialurônico, além de ter um efeito lubrificante na articulação, também possui ação anti-inflamatória e estimula a produção dessa substância pela própria articulação. Ajuda no controle da dor e na mobilidade do joelho. Para um efeito satisfatório, são necessárias de 3 a 5 aplicações, com intervalo de uma a duas semanas, dependendo da gravidade de cada caso.

    Trata-se de um procedimento simples, com baixíssimos índices de complicações. Seus efeitos colaterais são raros, bem menores que os de uso de remédios anti-inflamatórios por via oral.

    Por se tratar de tratamento com evidência científica de eficácia, geralmente tem cobertura por planos de saúde.

    Normalmente o controle dos sintomas permanece por 1 ano. Excepcionalmente, em casos mais graves, tem que se repetir o procedimento em 6 meses.

     

    O Doutor Márcio Mezzomo é Cirurgião do Joelho, formado pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital São Vicente de Passo Fundo e Cirurgia do Joelho pelo Hospital Ortopédico, é professor de Medicina da UPF, e da Pós Graduação em Ortopedia e Traumatologia da UPF, Preceptor de Ortopedia e Traumatologia e da Cirurgia do Joelho da Universidade Federal da Fronteira Sul.

    Compartilhe: