Atendimento: (54) 3342-9400
Resultados de Exames - Clique aqui
CLIQUE E CONHEÇA

Notícias e Eventos

Equipe de Saúde Mental Integral do HCR promove capacitação

O Hospital Cristo Redentor por iniciativa de sua equipe de Saúde Mental Integral, promoverá a partir de 07 de março, a Capacitação em Saúde Mental e Dependência Química-Trabalho em Rede.  

As atividades que ocorrem no auditório da instituição de saúde, nas quintas-feiras pela manhã, a cada 15 dias, serão direcionadas para as equipes de saúde, educação e assistência social dos municípios que utilizam os serviços de saúde mental integral do Hospital Cristo Redentor, e também para profissionais autônomos. O objetivo do curso, de acordo com o Médico Psiquiatra, Dr. José Saraiva Júnior, é capacitar e problematizar situações de saúde mental de crianças e adolescentes, adultos e idosos em situações difíceis para a construção da rede de saúde mental a partir do HCR.

As atividades irão ocorrer a partir da exposição de referencial teórico e distribuição de material, seguido de supervisão de casos reais e encaminhamento de condutas.  A capacitação será ministrada pela equipe de Saúde Mental Integral do HCR, na qual fazem parte os Médicos Psiquiatras Dr. José Saraiva Júnior e Dr. Eduardo Tedeschi e a Psicóloga do HCR, Jaqueline Moreira.

Conforme o Dr. Saraiva, “a prevalência dos transtornos mentais em crianças e adolescentes chega a 51% e as interrelações entre transtornos mentais e violências são significativas, o que exige intervenções urgentes no desenvolvimento de programas de prevenção e tratamento”.

A prevalência de problemas relacionados à saúde mental na atenção primária varia de 65 a 80%, o que demonstra, conforme o Dr. Saraiva,  a necessidade de capacitar as equipes da estratégia de saúde da família para lidar com estes temas.

Confira o cronograma da capacitação:

 07 de março: Saúde Mental na Escola: promoção de Saúde Mental e Aprendizagem sócio Emocional. Transtornos mentais e família: como conduzir e suspeitar de situações difíceis na escola e assistência social.

 28 de março: Educação em Saúde Mental: Desenvolvimento Humano, escolas e cidades saudáveis.

 04 de abril: Transtornos de Aprendizagem; Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade.

25 de abril: Comportamentos Disruptivos

 02 de maio: Uso de drogas na escola

 30 de maio: Formação de rede de prevenção ao uso de drogas na escola e reabilitação precoce

 06 de junho: Manejo de situações difíceis e aspectos jurídicos no contexto escolar.

 27 de junho: Introdução aos transtornos adictivos e introdução ao tratamento dos transtornos adictivos.

 04 de julho: Farmacologia geral das substâncias de abuso e noções básicas sobre alcoolismo.

 25 de julho: Noções básicas sobre tabagismo e reações adversas das medicações

 1º de agosto: Noções básicas sobre cocaína e crack

 29 de agosto: Noções básicas sobre cannabis e noções básicas sobre jogo patológico

 05 de setembro: Introdução à abordagem breve para dependência química e Introdução à abordagem cognitivo-comportamental para dependência química

 26 de setembro: A família do dependente químico

 03 de outubro: Organização do serviço e organização do fluxo dentro das ESF's- Estratégia Saúde da Família e critérios de internação na UPHG do HCR.

 31 de outubro: Manejo de Situações difíceis nas ESF's- Estratégia Saúde da Família (comportamento suicida) e grupos, prevenção à recaídas e pós-alta.

 07 de novembro: Identificação e abordagem do adolescente, Manejo de populações de risco intenso.

 28 de novembro: Manejo dos transtornos ansiosos e estratégias terapêuticas na APS (Atenção Primária em Saúde)

05 de dezembro: Manejo dos transtornos psicóticos e estratégias terapêuticas na APS

19 de dezembro: Manejo dos transtornos depressivos e estratégias terapêuticas na APS. Cerimônia de encerramento e certificação.

São disponibilizadas 50 vagas e as inscrições já podem ser feitas mediante preenchimento de contrato por intermédio do setor administrativo do HCR.  O custo é de R$ 200,00 ao mês. O término da capacitação é previsto para dezembro, com duração de 9 meses. Mais detalhes podem ser obtidos através do telefone (54) 3342-9400 (DHO- Departamento Humano e Organizacional do HCR)

 

 

Compartilhe:

Galeria de fotos