• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Procedimento Bypass Metabólico foi realizado no HCR

     Na manhã de segunda-feira dia 25/02, foi realizado nas dependências do hospital Cristo Redentor a primeira  cirurgia para tratamento de obesidade e diabetes na cidade de Marau.

    A chamada cirurgia metabólica foi realizada em uma paciente feminina  de 44 anos, com peso inicial de 119 kg e altura de 1,65, com índice de massa corporal de 47,3kg/cm².

                    O procedimento chamado de Bypass Metabólico ou Incretinico foi realizado pela técnica de videolaparoscopia (realizando cinco pequenos furos no abdome, entre 0,5cm  e 1,2 cm) e teve a duração de 2 horas.

    A paciente tinha como principal doença um diabetes mellito tipo 2 , em uso de 3  de medicamentos por  via oral , além de insulina injetável e mesmo assim mantinha níveis glicêmicos fora das metas alvo. Já havia feito várias tentativas, sem sucesso de perda de peso e de controle da doença de base.

    Segundo  Dr. Matheo Casagrande, médico responsável pelo procedimento, alguns fatores foram fundamentais para o sucesso do ato cirúrgico:   “A modernização do HCR no seu setores de Bloco Cirúrgico e de Enfermaria ,além da permissão para que alguns equipamentos principalmente de monitorização anestésica pudessem ser trazidos  pela  equipe para  compor um dos grandes alicerces dessa técnica cirúrgica, que consiste numa  anestesia moderna chamada de Opióide Free.  Nesta técnica anestésica , o uso de medicamentos para dor chamados de opióides não são usados e sim substituídos , fazendo com que o paciente que é submetido a esse tipo de cirurgia acorde sem os paraefeitos dessas medicações como , náusea , vômitos , retenção urinária , sonolência e , principalmente  o mais grave de todos, a depressão respiratória. Além disso , aparelhos de monitorização cerebral (BIS) e de monitorização de relaxamento muscular profundo (TOF) também foram usados, pelas anestesistas Dra. Camyla Foresti e Dra. Daniele Dourado. Isso permite com alto grau de acurácia detecção de pequenas variações no nível de profundidade anestésica e de relaxamento do paciente tornando o ato operatório extremamente seguro e com alto índice de satisfação para o  paciente no pós operatório”, relata Dr. Matheo. 

         Além disso, o médico explica que, a associação da técnica cirúrgica minimamente invasiva, por videolaparoscopia, associado a técnicas anestésicas Opioides Free, tempo cirúrgico curto, permitiram situações como paciente em 3 horas de pós operatório estar no quarto sentada, já tendo feito as primeiras sessões  fisioterapia  e tomando líquidos via oral, sem nenhum dreno, e sem necessidade nenhuma de tratamento intensivo.

    No mês de março,  a equipe formada pelo Dr. Matheo Casagrande, chamada CAD (Centro do Aparelho Digestivo) juntamente com Dr. Ricardo Zanin e com Dr. Milton Bergamo, iniciará seus atendimentos no Hospital Cristo Redentor, onde, além das cirurgias bariátricas e metabólicas estará desenvolvendo um trabalho voltado para tratamento de todas as afecções do trato digestivo, com enfoque nas doenças tumorais, visando o tratamento minimamente  invasivo por videolaparoscopia.  

    Participaram do processo cirúrgico, os cirurgiões Dr. Matheo Casagrande e Dr. Ricardo Zanin, as  anestesistas Dra. Camyla Foresti e Dra. Daniele Dourado. Pelo setor de Enfermagem: Clarissa Tramontina, Rosimar Cunha, Elça da Costa, Paula Almeida, Thalisse Tomé e Rosângela Isele. Equipe de Apoio Tecnológico: Jairo Marros e Sandro Gouveia.

     

    Compartilhe: