Atendimento: (54) 3342-9400
Resultados de Exames - Clique aqui
ACESSE NOSSO
FACEBOOK

Notícias e Eventos

Rins: os filtros de limpeza do organismo humano

  Dr. José Luis Rossignollo Bolzan explica sobre o funcionamento dos rins e cuidados necessários



14 de março (segunda quinta-feira do mês de março) é a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde para o Dia Mundial do Rim, com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância do rim e diminuir a ocorrência de problemas de saúde ligados a doenças renais.

Quem fala mais sobre o assunto, é o Médico Urologista do Hospital Cristo Redentor, Dr. José Luis Rossignollo Bolzan:

“Nossos rins são como filtros de limpeza de um organismo complexo. É de vital importância atenção e cuidados adequados com esse mecanismo que garantirá muitos anos de saúde plena. A campanha para promoção e atenção da saúde renal visa, principalmente, alertar a população da importância e da prevenção de doenças renais que impactam a morbidade e mortalidade dos nossos pacientes. Acompanhamento com exame de sangue (creatinina) e de urina detecta uma grande parcela dessas ameaças à boa saúde; e com baixo custo.

Esse acompanhamento, geralmente, é realizado pelo médico de qualquer especialidade clínica, pois o encaminhamento ao Nefrologista acontecerá após alguma alteração detectada. O mais importante na prevenção é a adoção de hábitos saudáveis: exercício físico, alimentação e ingesta hídrica adequada, e controle do tabagismo. Garantir que pacientes com doenças renais, ou em risco de desenvolvê-las, sejam adequadamente atendidos e tratados é um compromisso de todo corpo clínico do Hospital Cristo Redentor.

Atente para sinais de alerta prejudiciais para a saúde renal como: pressão alta, diabetes, cálculo renal, hematúria (sangue na urina), edema de membros inferiores ou de face (“inchaço”), baixo volume urinário e dor lombar. Presença de quaisquer desses sintomas é imperativo consultar com seu médico de confiança. Tenhamos hábitos saudáveis e acompanhamento clínico periódico.”

Compartilhe: