• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Junho Vermelho: Campanha de Doação de Sangue acontece na quarta-feira, dia 26
    Junho é o mês escolhido para a Campanha de Conscientização à doação de sangue, por isso é intitulado “Junho Vermelho”.   A escolha deste mês, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, se deve à queda de temperatura, o que propicia a queda brusca no índice de doações e a consequente baixa nos estoques dos bancos de sangue.  A Campanha lançada no estado de São Paulo é a explicação para monumentos e instituições se iluminarem com a cor vermelha; ganhou status de Lei Estadual em 15 de março de 2017 (nº 16.386) e passou a ser realizada em todo Brasil. Em Marau não é diferente. Para fazer jus ao Junho Vermelho e aumentar os estoques de sangue no Hemopasso, o Hospital Cristo Redentor promove Campanha de Doação. 

    Será na quarta-feira, 26 de junho, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e também da Ronda Jovem do CTG Felipe Portinho. Conforme Mariana Spuldaro, Enfermeira Gestora e Responsável pela Agência Transfusional do HCR, a iniciativa objetiva manter uma reserva no banco de sangue disponível para a cidade de Marau, por isso é importante a participação da população. “Diariamente, inúmeros procedimentos médicos necessitam de transfusão sanguínea, daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações”, explica.


    A Agência Transfusional do Hospital Cristo Redentor mantém armazenado em estoque concentrado de hemácias e plasma fresco congelado. Esses dois hemocomponentes são fornecidos pelo Hemopasso de Passo Fundo, e atendem às necessidades transfusionais de pacientes internados no hospital.  Todo mês são realizadas aproximadamente 40 transfusões sanguíneas, conforme explica a responsável pela Agência Transfusional.

    A CAMPANHA: A doação acontecerá no HEMOPASSO em Passo Fundo. O transporte é gratuito e tem saída às 7h em frente à Secretaria de Saúde, passando pela Praça Municipal Elpídio Fialho, parada em frente ao Mercado Binda e parada em frente a Metasa.
     
    QUEM PODE DOAR: Para ser doador, existem alguns requisitos como: Estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, é necessário acompanhamento de responsável), pesar no mínimo 50kg, estar alimentado  e apresentar documento original com foto recente. Além disso deve ser feito um intervalo entre as doações de sangue: homem 3 meses e mulheres 4 meses. 

    VAGAS: A reserva de vagas deve ser feira até dia 24 de junho, no DHO-Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional do HCR, ou através do contato telefônico: (54) 3342-9400.

    Compartilhe: