• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Gastrostomia Endoscópica Percutânea passa a ser realizada no Centro de Diagnóstico

    Foi realizada a primeira Gastrostomia Endoscópica Percutânea (GEP) do novo Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Cristo Redentor.  O procedimento ocorreu dia 27 de junho, sem intercorrências e foi realizado pelos médicos Dr. Guilherme Vieira e Dr. Álvaro Gonçalves, sob anestesia realizada pelo Dr. Olinto Santos e acompanhamento da Enfermeira Olga Luisa Guellen e Técnica de Enfermagem, Eliane Cemin.

    De acordo com o Dr. Guilherme Vieira, “a gastrostomia pode ser definida como a instalação de uma sonda para introdução de alimentos no estômago. Esta sonda pode ser implantada pelas técnicas endoscópica, cirúrgica ou radiológica. No entanto, por ser mais simples, apresentar menor risco e menor custo, a técnica endoscópica é considerada, hoje, a técnica de escolha para nutrição de pacientes com dificuldade ou impossibilidade de nutrição por via oral”.

     Ainda segundo o cirurgião, “o procedimento pode ser realizado com o paciente sob sedação ou anestesia, com um tempo de procedimento entre 15-30 minutos, com taxas de sucesso maiores que 95% e com baixas taxas de complicações”.

     PARA QUEM É INDICADO: A principal indicação da GEP é a impossibilidade de alimentação oral por um período superior a 30 dias, em decorrência da dificuldade de deglutição ou da elevada possibilidade de aspiração de conteúdo para a via respiratória durante as alimentações, em pacientes que possuam o funcionamento do sistema gastrointestinal preservado.

    Para avaliação da possibilidade de realização do procedimento, basta agendar consulta com o Dr. Guilherme Vieira pelo telefone da Central de Consultas do HCR:  (54) 3342 9414.

    Compartilhe: