• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    HCR, Poder Público e Vang Fm promovem debate sobre suicídio

    Segundo dados do OPAS-OMS Brasil (Organização Pam Americana de Saúde e Organização Mundial da Saúde Brasil, atualizado em agosto de 2018, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos; e para cada suicídio há um número muito maior de tentativas. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.  79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda.

    Ainda, segundo dados oficiais do site da Campanha Setembro Amarelo, “são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer”.   Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

    Em Marau, dados do Setor de Vigilância em Saúde, apontam que, somente em 2018 foram registradas 38 tentativas de suicídio do sexo feminino, e 10 do sexo masculino. Os dados chegam ao setor através dos ESFs (Estratégia Saúde da Família), Setor de Urgência e Emergência do HCR, Delegacia de Polícia Civil e Consultórios Psicológicos.

    A Polícia Civil registrou dados efetivos. Somente neste ano de 2019, de janeiro a julho, foram registrados 9 suicídios. Este número já é muito superior que em 2018, quando foram registrados  6 casos durante os 12 meses do ano.

    Na Unidade de Saúde Mental do HCR, as internações por tentativas de suicídio no ano  estão normalmente associadas a casos de transtornos mentais, depressão ou dependência química.

     

    Debate “Suicídio: Vamos falar sobre?

    Devido a dados alarmantes como estes, o Hospital Cristo Redentor, a  Rádio Vang Fm, e a Prefeitura Municipal de Marau promovem, na terça-feira,  24 de setembro, o debate “Suicídio: Vamos falar sobre ?” . A ação faz parte do Setembro Amarelo- Campanha de Conscientização sobre a prevenção ao suicídio com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

    O debate será intermediado pelo jornalista da Rádio Vang Fm, Ronaldo Antônio Poletto e terá a participação dos seguintes profissionais: Psiquiatra do HCR, também do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial de Marau), Dr. Eduardo Tedeschi,  Psiquiatra no HCR, Especialista em Medicina da Família e Comunidade, Dr. José Ribamar F. Saraiva Jr,  Psicóloga do Hospital Cristo Redentor, Jaqueline Moreira,  Representante voluntário do CVV- Centro de Valorização da Vida, Carlos Alberto M Nunes Jr e Fernanda Garbin, Coordenadora de Ações em Saúde de Marau.

    Público alvo: O debate é direcionado à comunidade em geral, estudantes e profissionais da área médica e da psicologia.  Entrada gratuita.

     


    Compartilhe:

    Galeria de fotos