• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Treinamento para lavagem correta das mãos envolve todos os setores do HCR

    A CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) do HCR realizou sexta-feira, 25 de outubro, um treinamento durante os três turnos, com todos os setores de atuação da instituição.  A ação foi direcionada ao incentivo da lavagem correta e atenciosa das mãos, e também comemorativa ao Dia Mundial de Lavagem das Mãos (15 de outubro).

    Desde médicos, até enfermeiros, técnicos de enfermagem, setor de nutrição, sanificação, recepções e administrativo participaram da atividade que foi coordenada pela enfermeira, Adriana Sodré.

    Foram aplicados dois testes com os colaboradores. O primeiro com a coleta de materiais das mãos e a leitura da quantidade de microorganismos presentes.  O segundo foi com a aplicação de tinta fosforescente, para que após a lavagem das mãos fosse possível identificar a quantidade de microrganismos que não foram eliminados.

    Conforme Eliege Paz, Enfermeira Gestora do Bloco Cirúrgico e CME- Centro de Materiais e Esterilização, a iniciativa destacou a importância da lavagem correta das mãos, e ressaltou com os profissionais sobre como evitar a contaminação e a transmissão de doenças através das mãos e do contato com pacientes.

    De acordo com a enfermeira, Adriana Sodré, o objetivo da campanha de higienização das mãos no ambiente hospitalar foi a conscientização para a segurança do paciente, no que se refere ao controle de infecção e transmissão de patógenos, que pode causar infecção e até a morte.  “Nossa ideia foi envolver todos os colaboradores, na tamanha importância do simples ato de lavar as mãos, mas lavar as mãos de uma maneira correta, se baseando no passo a passo da higienização, que hoje já tem seu próprio protocolo. Este visa diminuir os índices de infecção e as infecções cruzadas entre pacientes”, esclareceu.

    Conforme dados da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), o índice de infecção hospitalar no HCR é inferior a 1%.

    A atividade tem continuidade nesta segunda e terça-feira, 28 e 29.

     

     

     

    Compartilhe: