• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Primeiro acesso venoso guiado por ultrassom é realizado no HCR

    O primeiro acesso venoso profundo guiado por ultrassonografia, foi realizado no setor de urgência e emergência do HCR, na quarta-feira, 30 de outubro.

    O procedimento foi realizado pelo Dr. Cassius Furtado (CRM 26860), que participou há uma semana do ECOTIN (Curso de Ecografia) que permite que o médico clínico, prioritariamente no ambiente de emergência e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) realize a ultrassom com o instrumento para diagnóstico de pneumotórax, derrame pleural, derrame pericárdico, prova de resposta a volume, acesso arterial e venoso guiado entre outros.

     Conforme explica o Dr. Cassius Furtado, “o instrumento visa diagnósticos clínicos mais precisos e rápidos, impactando de forma comprovada na melhora da assistência e segurança dos pacientes”.

     O ECOTIN, é um dos 10 cursos de imersão contidos na pós-graduação da Sociedade Brasileira de Medicina Intensiva, a qual o médico conclui em fevereiro do próximo ano. A pós-graduação tem por finalidade a capacitação do clínico para manejo de paciente de alta gravidade em enfermaria, emergência ou UTI.

    Compartilhe: