Atendimento: (54) 3342-9400
Resultados de Exames - Clique aqui
CLIQUE E CONHEÇA

Notícias e Eventos

HCR e Secretaria Municipal de Saúde promovem Campanha de Doação de Sangue

Você sabia que no Brasil, apenas 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue? Este é um dado preciso e preocupante do Ministério Público do Rio Grande do Sul.  Baseados na baixa demanda, o Hospital Cristo Redentor e a Secretaria Municipal de Saúde promovem dia 10 de dezembro Campanha de Doação de Sangue.  A doação acontecerá no HEMOPASSO em Passo Fundo. O transporte é gratuito e tem saída às 7h em frente à Secretaria de Saúde, passando pela Praça Dr. Elpídio Fialho, parada em frente ao Mercado Binda e em frente a Metasa.

 

Quem pode doar:  Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, é necessário acompanhamento de responsável), pesar no mínimo 50kg, estar alimentado e apresentar documento original com foto recente. Além disso deve ser feito um intervalo entre as doações de sangue: homem 3 meses e mulheres 4 meses.


Vagas: A reserva de vagas deve ser feira até dia 06 de dezembro no DHO-Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional do HCR, ou através do contato telefônico: (54) 3342-9400.



Agência Transfusional do HCR atende todas as demandas de transfusões sanguíneas de Marau e região

 A Agência Transfusional do Hospital Cristo Redentor, tem como objetivo atender prontamente a demanda dos pacientes internados, e principalmente, casos graves que chegam no setor de emergência, como politraumas e perdas sanguíneas maciças, bem como garantir a realização de procedimentos cirúrgicos seguros.

A Unidade Hemoterápica recebe e armazena sangue e seus derivados. Realiza testes imunohematológicos, ABO RH, pesquisa de anticorpos irregulares e prova de compatibilidade das bolsas (estes realizados pelo Laboratório Exatus HCR 24h), libera e transporta os produtos sanguíneos para as transfusões nos diferentes setores do hospital. Atende à demanda dos pacientes internados no hospital e também dos municípios de toda a microrregião.

De acordo com Mariana Spuldaro, Enfermeira Gestora responsável pelo setor, “a transfusão de sangue e hemocomponentes é usada para corrigir deficiências no transporte de oxigênio, a partir de perdas agudas ou crônicas de sangue e ou alterações na produção de hemácias, plaquetas ou proteínas da coagulação sanguínea. Sua indicação deve ser feita a partir da avaliação do médico, buscando a identificação de sinais e sintomas que apontem para a deficiência clínica que deseja corrigir e, não apenas, o tratamento de alterações laboratoriais. A decisão deve ser, portanto, tomada de acordo com a necessidade individual de cada paciente.

Para manter o estoque de sangue regularmente o HCR necessita da ajuda dos familiares e de toda a comunidade para realizar as doações   de sangue periodicamente, lembrando que para cada bolsa transfundida, são necessários três doadores de sangue não precisando ser do mesmo grupo sanguíneo do receptor. 

 

Comitê responsável: A Agência Transfusional do hospital é composta por uma um comitê onde atua dois médicos responsáveis Drª Juliana Pereira da Silva e Dr. Odolir Bordin, enfermeiro gerente de  enfermagem, Gilberto Luiz Bido e enfermeira gestora Mariana Spuldaro, Biomédica, Diule Maristela Kuhn e a Técnica em Segurança do Trabalho, Juliana Cicheleiro.



Imagem principal:  meramente ilustrativa

 

 

Compartilhe:

Galeria de fotos