• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Dia Nacional da Nutrição: saiba quais os alimentos que auxiliam no fortalecimento da imunidade

    31 de março, é o Dia Nacional da Nutrição. A data que integra o calendário do Ministério da Saúde, ajuda na reflexão sobre como são feitas nossas escolhas, quando se trata de avaliar a alimentação. Afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à qualidade de vida.

    Cuidar da alimentação sempre foi importante em contextos gerais, a fim de fortalecer o sistema imunológico. Mas, especialmente neste período em que muito se fala em Covid-19, uma alimentação equilibrada e balanceada tem sido a alternativa mais eficaz, além é claro, das medidas informadas pela OMS para evitar a manifestação da doença.


    Quem explica sobre o assunto, é Camila Spenassato, nutricionista no Hospital Cristo Redentor.

    “Não existe um nutriente milagroso, que a pessoa vai comer e vai evitar a doença.  Mas uma alimentação equilibrada e balanceada ajuda a fortalecer o sistema imunológico para enfrentar as várias doenças.


    Alguns alimentos são importantes para auxiliar no aumento da imunidade, como as proteínas, que são encontradas nos alimentos de origem animal, a exemplo de carnes brancas e vermelhas, leite e ovos, e também em leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha.


    Outro alimento entendido como ótima opção é o alho que além de ter função imuno protetora, é rico em selênio e zinco que são nutrientes importantes para evitar gripes; a cebola é um alimento também importante porque tem a quercetina que potencializa a função imune, prevenindo as doenças virais. O gengibre auxilia nas defesas do organismo que possuem ação bacteriana, e também as vitaminas B6 e vitamina C que são essenciais. Os vegetais verdes escuros que são fontes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12 e vão ajudar na resistência contra infecções.

    Outros alimentos como as frutas cítricas, são ricas em vitamina C, antioxidantes e fibras e propriedades anti-inflamatórias, então vão ajudar também a aumentar a imunidade.


    Existe também os pré bióticos e os pró bióticos, que se tornam importantes porque ajudam a fortalecer a imunidade. Os pré bióticos são as fibras e os pró bióticos são os fermentados, como iogurtes, leites, entre outros.

    Dentre todos estes alimentos que são importantes para fortalecer a imunidade, não podemos esquecer da água. Então beber bastante água todos os dias (em torno de 2 litros, mais ou menos oito copos) também vai ajudar num todo para ajudar a prevenir gripes, resfriados e todas as doenças que podemos estar adquirindo”.




    Nutrição e Dietética do HCR

    No Hospital Cristo Redentor, o setor de nutrição e dietética segue os princípios básicos da Vigilância em Saúde e é a área de produção de refeições que tem a finalidade de comprar, receber, armazenar e processar alimentos para distribuição e verificação do consumo. As dietas são elaboradas considerando-se o estado nutricional e fisiológico dos pacientes.

    As dietas hospitalares podem ser padronizadas segundo as modificações da alimentação normal, assim como da consistência, temperatura, volume, valor calórico total, alterações de macro nutrientes e restrições de nutrientes.

     

    Compartilhe: