• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Realizado no HCR tratamento endoscópico de fístula anal

    Na sexta-feira, 24 de julho, foi realizado no Centro Cirúrgico do HCR procedimento inédito em paciente do sexo masculino de 46 anos:  tratamento endoscópico de fístula anal. Também conhecida como Fistulotomia Anal com tratamento endoscópico, a cirurgia foi realizada pelo cirurgião geral e coloproctologista do CAD (Centro do Aparelho Digestivo) Dr. Milton Bergamo (CRM 12029 RS). 


    Conforme explica o profissional, a técnica é uma boa opção no tratamento de fístula, já que cirurgias com abertura podem prejudicar a qualidade de vida do paciente: “Tradicionalmente, o tratamento para fístula anal envolve cirurgias com abertura e/ou ressecção do trajeto fistuloso, associado ou não à colocação de Seton (espécie de dreno), podendo ocasionar extensas feridas na região perineal, as quais prejudicam a qualidade de vida do paciente, às vezes por semanas ou meses. Nos casos onde realiza-se o corte do esfíncter (músculo) pode haver também um risco na continência fecal (controle anal)”, explicou


    O VAAFT é considerado uma boa opção no tratamento da fístula anal com redução de risco de incontinência fecal e lesões perianais, juntamente com demais técnicas poupadoras de esfíncter, como LIFT, Retalho Mucoso, Plug Colágeno e Cola Biológica.


    Tratamento Endoscópico:  A Fistulotomia Anal com Tratamento Endoscópico (VAAFT) é uma técnica cirúrgica nova utilizada nas fístulas anais complexas e/ou recidivadas, a qual permite a identificação do trajeto por visão endoscópica, através de um instrumento fino e rígido (ótica), conectado a uma microcâmera, que produz um sinal de vídeo e é exibido em um monitor. A visualização completa do trajeto e orifícios internos possibilita a cauterização interna do trajeto sem a necessidade de corte do esfíncter, bem como a ressecção dos orifícios, possibilitando, desta forma, a cicatrização da fístula sem o risco de incontinência fecal.

    Compartilhe: