• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Saiba como identificar sinais de AVC

     É muito comum as pessoas ouvirem falar em AVC, mas ainda pouco se sabe sobre ele. O AVC (Acidente Vascular Cerebral), também conhecido como derrame pode ser isquêmico ou hemorrágico.


    O isquêmico   ocorre quando há falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias por ateromas, trombose ou embolia.  Já o hemorrágico é quando há o sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue ou traumatismos.


    A orientação médica, no entanto, é sobre a importância em reconhecer os sintomas de forma ágil, para reduzir o risco de sequelas.  Quem fala sobre o assunto, é o Clínico Geral, Dr. André Luís Tessaro (CRM 48120). Dr. André atende junto ao setor de Urgência e Emergência do Hospital Cristo Redentor.


    Ele destaca alguns possíveis sintomas que podem indicar o AVC:


    Sorriso: Peça para a pessoa sorrir. Se o sorriso sair torto, ou se a boca entortar para um dos lados é um indicativo de AVC.

    Abraço:  Peça para a pessoa levantar os braços. Se apresentar dificuldade para levantar um dos braços, ou após levantá-los, um deles cair, é um indicativo de AVC.

    Mensagem:  Peça para a pessoa repetir uma frase ou mensagem. Se não compreender ou não conseguir repetir, pode ser indicativo de AVC.


    Dr. André orienta ainda que, se pelo menos um destes sintomas for identificado, deve-se chamar imediatamente o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) através do número 192.

     

    AGENDAMENTO DE CONSULTAS: Além do atendimento   no setor de urgência e emergência, o profissional também atende pela Central de Consultas do HCR através dos seguintes convênios: BRF, Cassi, Saúde Caixa, Ipe Saúde, Unimed, Unisaúde, e Sistema de Descontos e Facilidades Hospicard. Contato: (54) 3342 9414. 

     

     

     

     

    Compartilhe:

    Galeria de fotos