• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    HCR e Secretaria Municipal de Saúde promovem a live Setembro Amarelo Suicídio: vamos falar sobre?

    “É preciso Agir”. Com este tema a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina realizam a Campanha Setembro Amarelo 2020, já consolidada no intuito de proteger e cuidar da vida através da conscientização, a desmistificação e prevenção do suicídio. Em Marau, uma iniciativa do Hospital Cristo Redentor e da Secretaria Municipal de Saúde tem o mesmo objetivo. Na quinta-feira, 24 de setembro, às 19h30min, acontece a live “Setembro Amarelo- Suicídio: vamos falar sobre?”


     TRANSMISSÃO: A roda de conversa oportunizará que a comunidade interaja através de perguntas e considerações sobre o assunto, utilizando as plataformas digitais Facebook (https://www.facebook.com/HCRMarau/) e Instagram (hcr_marau). A live também será compartilhada simultaneamente pelas rádios Vang FM e Tua Rádio Alvorada Fm em suas respectivas plataformas digitais.


    DEBATEDORES: O assunto Suicídio: vamos falar sobre? Terá a importante contribuição dos seguintes profissionais: Dra. Caroline Fredi Almeida, médica psiquiatra especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica.   (CRM: 39872 - RS. RQE: 34816), atendente na APAE Marau; realiza apoio matricial em saúde mental para município de Vila Maria e Marau; Carlos Alberto M. Nunes Júnior: Voluntário do CVV- Centro de Valorização da Vida;  Dr. Eduardo Tedeschi, Psiquiatra, Mestre em psiquiatria e PhD student em transtorno mental grave. (CRM 34789 RQE 32702); Fernanda Garbin -  Enfermeira Coordenadora de Ações em Saúde do município de Marau; Jaqueline Renata Moreira- Psicóloga Clínica e Organizacional no HCR, (CRP RS 07/26754) e Dr. José Ribamar F. Saraiva Júnior, Psiquiatra, Especialista Medicina da Família e Comunidade, Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Dependência Química e Mestre em Envelhecimento Humano (CRM: 29349 – RS).


     

    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Em termos de numéricos, calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como por exemplo, depressão e transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Papel do Centro de Valorização da Vida (CVV) na conscientização e prevenção ao suicídio:

    O CVV- Centro de Valorização da vida realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio através de atividade voluntária e gratuita a todas as pessoas que querem e precisam conversar sob total sigilo por telefone nº 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

    Em Passo Fundo, o CVV atua desde janeiro de 2019.  Segundo dados do CVV - Passo Fundo, são realizados na região, aproximadamente, 1.000 atendimentos ao mês. No Brasil são realizados aproximadamente 3 milhões de atendimentos por ano, através do 188 e do virtual cvv.org.br. São aproximadamente 120 postos no Brasil e mais de 4.000 voluntários.

     

    Compartilhe: