• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Entenda do que se trata a Neuromodulação no tratamento de doenças psiquiátricas

    De 05 a 12 de setembro, o médico psiquiatra, Dr. Eduardo Antonio Tedeschi, realizou palestra no XIII Simpósio de Neuromodulação, promovido pela Associação Brasileira de Estimulação Cerebral (ABECer). 


    A neuromodulação é um tipo de terapia que utiliza estímulos elétricos, magnéticos ou medicamentosos em alvos específicos do cérebro para tratar doenças. Uma de suas maiores aplicações é no tratamento de dores crônicas, alucinações auditivas (verbais e zumbidos), doenças psiquiátricas (depressão, esquizofrenia, ansiedade, ETC...) Alguns estudos mostram, inclusive, efeitos em sintomas de reabilitação motora e verbal pós AVE (derrame).


    Em Marau e região, quem passou a realizar o tratamento de Neuromodulação, é  a Clínica SPEC onde o médico psiquiatra, Dr. Eduardo Tedeschi é um dos fundadores.   Ele explica que os estímulos no cérebro trabalham com a chamada neuroplasticidade que é a capacidade nos neurônios de mudarem, se adaptarem e moldarem-se quando sujeitos a diversos estímulos.  “Esta capacidade de comunicação pode ser modelada, na medida do possível, e com a neuromodulação esta capacidade é utilizada a favor do paciente para mudar questões químicas e estruturais envolvidas em diversas doenças”, explica.


    O tratamento, de acordo com o médico psiquiatra, é bastante individualizado: “Para cada paciente é indicada uma técnica de neuromodulação, uma frequência de estimulação, o local de aplicação para que a terapia gere a resposta necessária, a quantidade de sessões, etc.”.


    A sessão é realizada com todo o conforto possível e na maioria dos casos de maneira ambulatorial, ou seja, faz o procedimento e volta para sua casa. Outro fator importante é que a técnica é segura e eficaz.  “Lembro que a neuromodulação é indicada apenas em casos específicos e por médico especialista na técnica’, finalizou.

     

    Dr. Eduardo Tedeschi, é Psiquiatra, Mestre em psiquiatria e PhD student em transtorno mental grave. (CRM 34789/RQE 32072)

    Compartilhe: