• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Ultrassonografia pode ser utilizada no diagnóstico de doenças reumatológicas

    A área da reumatologia tem registrado muitos avanços nos últimos anos. Se tratando de diagnóstico inclusive.  A ultrassonografia tem sido uma aliada no diagnóstico de doenças reumatológicas, principalmente porque não expõe o paciente à radiação ionizante, tem um custo mais baixo, além da capacidade de formar imagens em diferentes planos e quantificação de anormalidades em articulações e tecidos moles.


    Conforme explica o Médico Radiologista responsável técnico, Dr. Michel Mezzomo, por ser de rápida execução, podendo ser repetido com frequência, torna-se um exame ideal para a prática do reumatologista.


    “A detecção de inflamação articular é essencial para o diagnóstico e tratamento da artrite reumatóide. A realização do ultrassom permite a detecção de inflamações articulares não diagnosticadas durante o exame clínico, especialmente em pequenas articulações de mãos e pés, que são as mais acometidas na artrite reumatóide. Dessa forma, é considerado um exame importante para o diagnóstico recente da doença”, explicou o profissional.


    Outra importante aplicação do ultrassom é na avaliação de erosões ósseas, sendo essa indicação já bem estabelecida como uma vantagem em relação a radiografia convencional. Além de alterações ósseas a avaliação do dano da cartilagem articular também é uma vantagem desse exame em relação a outros exames de imagem com a visualização direta da cartilagem.


    O exame de ultrassom também é capaz de monitorar a doença possibilitando assim um tratamento mais eficiente. Ainda é exame de eleição para detecção de tendinites, bursites, artrite gotosa e entesites periféricas.


    De acordo com a Comissão de Imagem da Sociedade Brasileira de Reumatologia, “outras aplicações do uso do ultrassom já estão sendo pesquisadas como a avaliação da osteoartrite de joelhos, da pele na esclerodermia e das vasculites de grandes e pequenos vasos. Portanto, além dos já conhecidos benefícios outras aplicações do ultrassom podem ser futuramente inseridas na prática reumatológica”.

     

    AGENDAMENTOS: O Exame de ultrassonografia para auxilio no diagnóstico reumatológico é realizado no Centro de Diagnóstico do Hospital Cristo Redentor. O agendamento pode ser feito via Whatsapp (54) 9 9266-5715 ou pelo número convencional: (54) 3342-9497.

    Compartilhe: