• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    JUNHO VERMELHO: Agência Transfusional do HCR atende demandas dos pacientes em parceria com o Hemopasso

    Junho Vermelho, mês definido no calendário nacional para lembrar a importância da doação de sangue. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse ato, estimular as doações periódicas e reforçar os estoques de sangue nos hemocentros. O sangue não tem substituto e por isso, a doação voluntária é muito importante podendo salvar muitas vidas, pois os componentes do sangue como as células vermelhas, plasma e plaquetas são separados e direcionados para pacientes com complicações distintas de saúde. Diariamente, inúmeros procedimentos médicos necessitam de transfusão sanguínea, daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações.

    Devido ao período de férias nessa época do ano e principalmente ao frio, os estoques de sangue e as doações acabam diminuindo.

    A Agência Transfusional do Hospital Cristo Redentor mantém armazenado em estoque concentrado de hemácias e plasma fresco congelado. Esses dois hemocomponentes são fornecidos pelo Hemopasso de Passo Fundo, e atendem às necessidades transfusionais de pacientes internados no hospital.  Todo mês são realizadas aproximadamente 40 transfusões sanguíneas, conforme explicam os responsáveis pela Agência Transfusional.

    O Hospital Cristo Redentor por disponibilizar de uma Agência Transfusional, necessita repor esses hemocomponentes ao Hemopasso. Para que isso aconteça, é necessário a conscientização e colaboração da comunidade em doar sangue voluntariamente. Anualmente o hospital promove campanhas de doação de sangue, em que o ônibus do Hemopasso vem até o município e as coletas de sangue são realizadas.

    Doar sangue, um procedimento rápido, simples, seguro e um gesto de solidariedade em ajudar o próximo.  

     Texto Escrito por:  Mariana Spuldaro, Enfermeira Gestora (COREN 218634) Responsável pela Agência Transfusional do HCR

    Compartilhe:

    Galeria de fotos