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Palavra da Diretoria

Atendimento humanizado

A definição geral do termo humanização significa tornar mais humano, socializar, respeitar, reverenciar com educação. Esse conceito remete às boas práticas que devem ser realizadas, considerando o ponto de vista do paciente.

 O Hospital Cristo Redentor vem trabalhando de forma intensiva e objetiva para que o atendimento humanizado não seja apenas um termo e sim uma prática constante dentro da instituição, visando  atingir um alto nível de satisfação  do usuário.

Como sabemos na área da saúde a humanização  no atendimento  é cada vez mais necessária e exigida, onde o relacionamento entre os profissionais de saúde  e pacientes deve ser o melhor possível. O paciente deve ser tratado como pessoa, e não apenas como um cliente ou tomador de serviço . Os profissionais de saúde precisam considerar as condições psicológicas do paciente, principalmente quando este se encontra em uma situação grave de saúde física e emocional

O HCR tem procurado a todo momento melhorar o atendimento aos pacientes. Sabemos que muito ainda temos que andar mas podemos afirmar que a busca para o conforto das pessoas que nos procuram é nosso objetivo principal. O paciente é protagonista das instituições de saúde e apesar da necessidade para que a instituição também tenha sua viabilidade financeira, o foco deve estar em realizar um bom atendimento e resolver seus problemas. É importante lembrar que sem pacientes as instituições de saúde não são nada e para que eles retornem, obviamente precisa-se trabalhar em promover um bom tratamento.

A humanização hospitalar é um processo vivencial contínuo onde todos os profissionais de saude e demais atendentes estão inseridos. A prioridade da humanização no nosso ambiente hospitalar é valorizar a dignidade do profissional de saúde e do usuário. Os princípios humanitários englobam  um atendimento   onde deve existir uma boa comunicação com o paciente e seus familiares , além de uma relação cordial com toda equipe de saúde. Bem como o ambiente físico deve estar adequado, de forma que todos possam se sentir devidamente acomodados e com condições trabalho e de recuperar a saúde, respectivamente os profissionais e pacientes.

Por fim  podemos afirmar que  no HCR a  humanização do atendimento é um processo  que vem sendo implementado de maneira gradativa mas continua, muitas acoes já aconteceram,mas sabemos que ainda temos muito caminho pela frente, mas em momento algum deixaremos de perseguir este objetivo.

Por: Julcimar Zanin- 1º Tesoureiro do HCR

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