• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
    Centro de Diagnóstico HCR
    CLIQUE E CONHEÇA

    Maternidade



    Centro Obstétrico HCR

    Humanização e cuidado é o que resume as ações dos profissionais que atuam no Centro Obstétrico do Hospital Cristo Redentor.

    A estrutura foi modernizada e recebeu investimentos no ano de 2019, a partir da doação de 76 mil dólares do Lions Clube Internacional- grande parceiro do Hospital Cristo Redentor.

    A maternidade do Hospital Cristo Redentor, está localizada no segundo andar da instituição. Dispõe de quarto PPP, apartamentos privativos, semi privativos e coletivos, posto de enfermagem exclusivo, sala de exames e sala de espera para acompanhantes.

    O que levar para a maternidade:





    Curso de Gestantes:




    O Curso de gestantes é uma iniciativa do HCR, em parceria com a HCR Clinic- Clínica Especializada em Exames da Saúde da Mulher e Vacinas, HCR Farma e HCR Gourmet. A partir de demanda de casais gestantes, a programação é elaborada três vezes ao ano, e conta com a participação de profissionais de vários setores da saúde, desde a enfermagem materno infantil, até pediatria, nutrição, psicologia, anestesiologia, etc.

    Incontáveis casais já passaram pela experiência e podem tirar dúvidas durante as abordagens multiprofissionais. Em 2022, o Curso de Gestantes chega a sua 28ª edição. O curso é gratuito. Mais informações você pode obter através do fone: (54) 3342-9461 (Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional).



    Projeto Visitas à Maternidade


    Em várias oportunidades durante o ano, o Hospital Cristo Redentor recebe a visita de grupos de gestantes vindos dos ESFs de Marau (Estratégia Saúde da Família) e de outros ESFs de municípios da região, inclusive. O objetivo é apresentar toda a estrutura da instituição de saúde e todos os recursos disponibilizados durante o pré parto, parto e pós-parto. De acordo com Marla Nunes do Nascimento, Enfermeira Gestora que conduz essa atividade no hospital, os momentos são oportunos para que cada mamãe e papai se sinta mais tranquilo num dos momentos mais importantes de suas vidas, e saiba sobre cada procedimento e as formas de acolhimento. As visitas são preconizadas pela Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, através do projeto “Por dentro da Maternidade”, que apresenta à população a funcionalidade dos serviços ofertados e as experiências vivenciadas pelas pacientes. A Lei Federal nº 11.634, de 27 de dezembro de 2007, Art.1º, itens I e II, diz que é direito da gestante conhecer e estabelecer vínculo antecipado com a maternidade na qual receberá assistência no âmbito do SUS.
    Agendamento de visitas à maternidade




    Banho a beira Leito


    A realização do primeiro banho do bebê é no quarto ao lado da mãe e da família. A medida foi implementada a fim de humanizar ainda mais o setor, incentivando a aproximação da mãe e do bebê desde o primeiro momento. Conforme Marla Nunes do Nascimento, enfermeira gestora do Centro de Parto e também especialista em Enfermagem Materno Infantil, “o banho à beira leito foi incluído à rotina de internação das mamães para favorecer esta aproximação: “muitas vezes este momento tão especial não tinha o acompanhamento da mãe, apenas do pai ou de outro familiar, já que o bebê era levado para a sala de banho em outro local. Agora, ela pode acompanhar porque o setor de enfermagem se responsabiliza em dar o primeiro banho ao lado do leito da mãe”, explicou. O momento também é oportuno para que as enfermeiras expliquem como deve ser feito o primeiro banho. “Parece algo tão simples e banal, mas no momento em que as mamães dão alta surgem dúvidas quanto à este cuidado na hora do banho do filho. Por exemplo, quanta água deve ser utilizada, a temperatura da água, posição do bebê na banheira, formas mais adequadas de higiene e produtos a serem utilizados”, esclareceu Marla. O primeiro banho na criança é feito sempre no segundo dia após o nascimento, isso para evitar estresse desnecessário a ela, que ainda está se habituando a nossa realidade fora do útero materno.
    Orientações para foto e filmagem