• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Nascimentos correspondem a 30% do total de procedimentos realizados no HCR

    Mensalmente, nascem em média no Hospital Cristo Redentor, 41 crianças, um número considerável levando em consideração que corresponde a 30% do total de procedimentos realizados (280 procedimentos-mês). No período de 2008 a 2014, a média de nascimentos era de 30 ao mês, 11 nascimentos a menos do que ocorre hoje.

    Os partos normais e cesarianas realizados no HCR são de pacientes tanto marauenses, quantos dos demais municípios de abrangência, como Camargo, Vila Maria, Gentil, Nova Alvorada,  entre outros.  Uma gama de profissionais se dedica diariamente a esta demanda: 10 enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, 6 médicos, 6  obstetras, 6 médicos pediatras, 3 médicos anestesistas e 6 médicos auxiliares.

    Mas você sabe como é a rotina de um nascimento?  A Enfermeira Gestora, Clarissa Colet Tramontina, explica passo a passo o que acontece, desde a chegada da gestante, até o nascimento e o pós-parto: “Em relação ao preparado da gestante, desde a entrada no hospital até o nascimento do bebê, ela passa pelos cuidados  da enfermagem.  Inicia com colocação do soro, passagem da sonda vesical quando necessário e todo processo de preparação operatória.  Já no bloco cirúrgico, a gestante é acompanhada pela enfermagem, obstetra,  pediatra, médico auxiliar e anestesista em caso de cesariana.  Logo após o nascimento do bebê, o mesmo recebe os primeiros cuidados,  (secar, aquecer, pesar, medir),  pelo pediatra e pela enfermagem.  Como rotina o RN (recém nascido), ainda na sala de parto, recebe a primeira dose da vacina da hepatite B e a aplicação da vitamina K,  ( que tem função anti-hemorrágica). Assim que a mãe der entrada na sala de recuperação,  o RN é colocado para ser amamentado. Após determinado tempo de recuperação, que varia de 2 horas a 2h30min,  a mãe vai para o quarto juntamente com o seu bebê. Sendo esta rotina em casos em que o procedimento ocorre sem intercorrências.  A sequência dos cuidados ocorre no quarto, no setor de internação  até o momento de alta do hospitalar”, explico Clarisa.

    Apesar dos partos serem uma rotina nos hospitais e maternidades, a equipe HCR vê a necessidade de oferecer um atendimento diferenciado a cada uma das mulheres, levando em conta que  visão sobre o que é o parto tanto o normal quanto o cesariano, é a maneira como ele é vivenciado. “O cuidado e o conforto devem ser proporcionados visando a singularidade  de cada gestante.  Sendo que o objetivo principal  da assistência da enfermagem , é favorecer experiências  positivas para a mulher  e sua família, mantendo a sua saúde física e emocional , prevenindo complicações e respondendo às suas expectativas”, destacou a Enfermeira Gestora.

    Compartilhe: