• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Outubro Rosa: Ação Limpa Agenda intensifica exames de mama no HCR

    Neste mês: Outubro Rosa- intensificam-se as campanhas de conscientização para prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero. A saúde da mulher passa a ser o assunto principal nos hospitais, grupos de apoio, centros de saúde, clínicas e demais espaços públicos. No HCR o mesmo acontece. Além da Palestra-Debate programada para o próximo dia 17 na Casa da Cultura, internamente algumas ações ocorrem.

    O Centro de Diagnóstico realiza, especialmente neste mês, o “Limpa Agenda”. A ação tem por objetivo ressaltar a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Um dos mais agressivos entre as mulheres, ele tem grandes chances de cura quando diagnosticado precocemente.

    Em sua segunda edição, o “Limpa Agenda”, busca realizar número recorde de mamografias. A meta, de acordo com Ana Paula Franciscon, Enfermeira Gestora do setor de Diagnóstico, a meta é realizar no decorrer deste mês de 300 a 400 mamografias.  O número normal-mês é de até 200 mamografias. A enfermeira gestora destaca também para a segurança do exame de mama: “Com as novas tecnologias e equipamentos cada vez mais avançados, se consegue realizar os exames cada vez mais precisos e menos invasivos. A mamografia é realizada através da emissão de raio-x em que as mamas são comprimidas para a visualização de possíveis nódulos. Na maioria das vezes o exame é indolor. A paciente sente apenas um desconforto na compressão, depende muito da sensibilidade de cada pessoa”, explicou Ana.

    O agendamento pode ser feito presencial ou por telefone e ainda pelo WattsApp pelos números 96508752 ou 99276881 e ainda pelo 3342-9414. Os exames podem ser realizados via convênios, parcerias com prefeituras, particulares e SUS. Para agendamento pelo SUS a mulher necessita de uma requisição do SISCAN (Sistema de Informação do Câncer). Outros convênios necessitam de uma requisição médica.

    Qual a idade preconizada para o exame?

    É recomendado que as mulheres iniciem a rotina de exames mamográficos a partir dos 40 anos realizando a mamografia de rastreamento anualmente A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, além de fatores ambientais e comportamentais como obesidade, sedentarismo, bebidas, radiações ionizantes; fatores da história reprodutiva e hormonal; fatores genéticos e hereditários.

     

     

    Compartilhe: