• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Obesidade: Fator de risco para o Câncer de Intestino

    O câncer colorretal é o tumor que afeta o intestino grosso. É uma doença influenciada por fatores ambientais e genéticos, a nível mundial. É o terceiro câncer mais diagnosticado, com predomínio em homens de meia idade. As maiores taxas de incidência são na Austrália e Nova Zelândia, Europa e América do Norte. O Rio Grande do Sul possui uma incidência maior quando comparado a outras regiões do país. Doença extremamente prevalente no nosso meio, hoje, o câncer de intestino é o 20 tumor mais comum entre mulheres e o 30 entre os homens.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, o câncer colorretal é o terceiro que mais mata pessoas no mundo e de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer no ano de 2018 serão diagnosticados mais de 36.000 novos casos no Brasil e mais de 3.000 casos no Rio Grande do Sul.

    Entre os principais fatores de risco estão:

     

    Idade a partir dos 45 anos

    Histórico familiar da doença, parentes de 1 ou 2 grau

    Dieta pobre em fibras

    Consumo de carne vermelha e alimentos processados

    Obesidade

    Sedentarismo

    Álcool

    Tabagismo

    História pessoal de outros tipos de câncer (mama, ovário, útero)

    Doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa e doença de Crohn)

     

     

    Exames para rastreamento do Câncer Colorretal

    Exames de triagem a partir 45 anos;

    Teste de sangue oculto nas fezes: realizado pela rede básica, como forma de rastreamento. Apresentando um resultado positivo, aumenta a chance de 3-4x maior de desenvolver doença, então se positivo deve ser submetido a colonoscopia;

    Colonoscopia: através deste exame podemos detectar as lesões iniciais e nesse mesmo momento já retirá-las. Neste exame é introduzido um pequeno tubo pelo ânus. Enquanto percorre as cinco primeiras curvas do cólon, uma minicâmera na ponteira transmite as imagens, aumentadas até 150 vezes, para a tela de um computador. Dessa forma, ele ou ela pode procurar as lesões pré-malignas (pólipos) e remove as mesmas se possível no mesmo momento, evitando assim a progressão para o câncer.

    Sintomas do câncer colorretal

    No início da doença os sintomas são mínimos ou inexistem. O aparecimento de sangue nas fezes, diarréia, prisão de ventre, anemia, perda de peso e dor abdominal, geralmente a doença está mais avançada.

     

    Tratamento

    Depende do estágio da doença e da localização do tumor, podendo consistir em cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

    A maioria dos tipos de câncer colorretal é tratada com um ou mais destes:

    ● Cirurgia para remover a parte do cólon ou reto que tem câncer

    ● Quimioterapia - termo médico para medicamentos que matam as células cancerosas ou impedem que elas cresçam.

    ● Radioterapia nos tumores de reto na parte bem final do intestino

     

    Chance de cura

    A cura ocorre em média 60% dos pacientes. As taxas de mortalidade da doença apresentam declínio progressivamente o que pode ser atribuída, pelo menos em parte, à detecção e remoção de pólipos colônicos, detecção do câncer em um estágio mais precoce e tratamentos primários e adjuvantes mais eficazes.

    O câncer colorretal tem cura se o diagnosticado precocemente.  Se você tem mais de 45 anos de idade ou algum dos fatores de risco, procure seu médico e realize exames para prevenção.

     

    Atividade física e prevenção do câncer

    Praticar atividades físicas durante o tratamento é possível, contribui com a disposição, com o corpo e também estimula a qualidade de vida do paciente:

    Melhora na manutenção da sua capacidade física

    Evita atrofia muscular

    Diminui risco de doença cardíaca

    Melhora fluxo sanguíneo

    Estimula independência para atividades cotidianas

    Melhora autoestima

    Diminui efeitos colaterais de quimioterápicos

    Melhora a qualidade de vida e bem estar

     

    O programa de atividade física deve ser baseada em cada individuo voltado para características especificas e limites de cada um mediante liberação do médico responsável.

     

    Adicione a prática de exercícios no seu dia a dia:

    De uma volta na quadra

    Dance

    Faça exercícios enquanto assiste TV

    Dispense o carro em pequenos trajetos

    Use escadas em vez de elevador

    Adicione sorrisos no seu dia a dia, não existe corpo saudável se a sua mente não estiver sadia

     

    Alimentação

    A reflexão sobre o seu estilo de vida é sempre uma forma de prevenir qualquer tipo de câncer, pois ao buscar equilíbrio, você certamente atingirá uma vida saudável. Assim, como métodos preventivos para outros tipos de câncer, é interessante que o indivíduo tenha sempre hábitos de vida saudáveis, como alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais e exercícios físicos.

    Os alimentos ricos em fibras são muito importantes na prevenção do câncer colorretal. As fibras protegem o intestino porque facilitam a evacuação, aceleram o trânsito intestinal e diminuem o tempo de contato das substâncias carcinógenas (que levam a formação de câncer) com a parede do intestino.

    As fibras são componentes encontrados em alguns alimentos e não são digeridas no intestino. Elas podem ser divididas em fibras solúveis e insolúveis.

    Fibras solúveis: se dissolvem em água retardando o esvaziamento do estômago e o trânsito intestinal, reduzindo o tempo de absorção do açúcar e auxiliando na redução do colesterol no sangue. Fontes: grãos integrais (aveia, linhaça, gergelim), verduras e legumes, feijões, frutas.

    Fibras insolúveis: não se dissolvem em água. Elas contribuem para o bom funcionamento intestinal, pois facilitam a eliminação das fezes. Fontes: pães, massas, cereais, bolachas e arroz integrais.

     Artigo escrito pela Coloproctologista- Dra. Ornella Cassol, integrante do corpo clínico do  Hospital Cristo Redentor de Marau. Consultas podem ser agendadas através do fone (54) 3342-9400.

    Compartilhe: