• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Equipe Multidisciplinar Bariátrica inicia atividades no HCR

      Grupo de profissionais de várias áreas passa a dar suporte para pacientes acima do peso ou com obesidade, realizando uma avaliação completa indicando qual o melhor tratamento para o paciente, realizar exames pré operatórios e a cirurgia bariátrica em si.

     

     

                A obesidade é uma doença crônica com diversas implicações na saúde. Sua incidência cresceu 60% nos últimos 10 anos no Brasil e é considerada hoje uma epidemia, sendo que, atualmente, mais do que 50% da população brasileira encontra-se acima do peso. No intuito de trazer um serviço especializado para Marau e região, os cirurgiões Diego Mattioni Maturana e Rafaela Lazzari Pietroski, da Gastro Clínica de Cirurgia da Obesidade e do Aparelho Digestivo, criaram uma equipe multidisciplinar juntamente com profissionais já atuantes no Hospital Cristo Redentor. Esta equipe tem o objetivo de atender os pacientes que estão acima do peso ou com obesidade, realizar uma avaliação completa de qual o melhor tratamento para o paciente, realizar exames pré-operatórios e a cirurgia bariátrica em si. É essencial para o sucesso do tratamento da obesidade, fazendo com que o paciente mantenha o acompanhamento pós operatório com a equipe multidisciplinar.

     

                Os cirurgiões Dr. Diego Mattioni Maturana e a Dra. Rafaela Lazzari Pietroski fazem parte do corpo clínico do Hospital Cristo Redentor e atendem na Gastro Clínica de Cirurgia da Obesidade e do Aparelho Digestivo, situada nas dependência do HCR, onde realizam consultas eletivas, internações hospitalares e procedimentos cirúrgicos na área de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia bariátrica/metabólica ( tanto a cirurgia por vídeo, quanto a cirurgia aberta (convencional), procurada por alguns pacientes devido ao seu menor custo). Ambos possuem grande experiência na área de cirurgia bariátrica e metabólica, pois fizeram sua formação como cirurgiões digestivos no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre-RS, onde acompanharam durante aproximadamente um ano um dos serviços com mais volume de cirurgia da obesidade do estado. Além disso, o Dr. Diego realizou Pós Graduação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo-SP, um dos serviços mais renomados de cirurgia da obesidade no Brasil.

         Todos os profissionais da equipe estão engajados em oferecer um tratamento completo para o paciente, 24 horas por dia, desde a primeira consulta, passando por toda avaliação pré-operatória, período transoperatório, acompanhamento pós operatório e em eventuais intercorrências. “O objetivo é que o paciente se sinta acolhido pela equipe e juntamente com ela consiga atingir seu peso ideal e sustentar os resultados da cirurgia, melhorando sua qualidade de vida”, explicam os profissionais.  

         A equipe toda se faz presente diariamente no Hospital Cristo Redentor. Tanto os cirurgiões, quanto os demais integrantes estarão disponíveis para eventuais intercorrências e atendimentos eletivos de pacientes da equipe de Bariátrica Marau.

     

    Que profissionais fazem parte:  Quem atuará diretamente na equipe serão os cirurgiões Dr. Diego Mattioni Maturana e Dra. Rafaela Lazzari Pietroski, Clínico Geral Dr. Cassius Furtado, Endocrinologista Dr. João Batista Ben, Psiquiatra Dr. Eduardo Tedeschi, Anestesiologista Dr. Olinto Adolfo dos Santos, Psicóloga Jaqueline Moreira, Nutricionista Camila Spenassato, Fisioterapeutas Naíssa Soares e Julia Mognon.


    Que áreas específicas irá abranger: Irá abranger todas as áreas exigidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica para o atendimento de pacientes obesos (Gastroenterologia, Cirurgião Bariátrico, Clínica Geral, Endocrinologia, Anestesiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Psiquiatria).

     

       Os cirurgiões da Gastro Clínica iniciaram suas atividades em Marau em janeiro de 2018. “Identificamos a necessidade de montar um serviço especializado em Obesidade na cidade, considerando a quantidade de pacientes obesos na região tendo em vista que a maioria dos hospitais de médio e grande porte já possuem serviços de atendimento ao obeso em funcionamento, não poderíamos deixar Marau e região de fora, já que contamos com o Hospital Cristo Redentor, com toda sua qualidade e constante crescimento. O paciente obeso tem características próprias, diferentes dos pacientes sem excesso de peso, por isso, é fundamental ter uma equipe em constante atualização e com conhecimento específico para atender da melhor forma possível tal paciente”, colou a Dra. Rafaela Pietroski.

     

    Os profissionais ressaltaram ainda sobre a importância de deixar claro, que “que a cirurgia bariátrica não é uma cirurgia estética e nem está indicada para pacientes com sobrepeso; ela tem indicações específicas, sendo importante o paciente realizar avaliação com uma equipe preparada não somente para ajudá-lo a perder peso e sim ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida”.  

     

    O serviço também conta com palestras gratuitas a cada dois meses, realizadas no auditório do HCR, pelos membros da equipe, a fim de orientar a população, esclarecer dúvidas, desmistificar a cirurgia bariátrica, exemplificando, didaticamente, como funciona o processo do antes, durante e depois da cirurgia bariátrica.

                 O programa atende convênios e particular. Agendamentos de consultas podem ser feitos pelo telefone (54) 3342-9414 ou diretamente na Central de Consultas do Hospital Cristo Redentor.

     

    Compartilhe: