• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Noite especial de música e conhecimento

    A noite de ontem, 17 de outubro, foi especial. A comunidade marauense foi presenteada com Palestra Debate “De Outubro a Outubro”. O evento que, aconteceu na Casa da Cultura de Marau, realizado através de uma parceria entre HCR e Município de Marau,  iniciou com show de abertura da Banda Rock N’Folle, com os principais clássicos do rock, agregando a sonoridade dos violinos da Orquestra do SESI.

    Fizeram uso da palavra, na sequência, o Presidente do HCR, Adelar Confortin e o Prefeito Municipal de Marau, Iura Kurtz.  Também estiveram presentes, o Diretor do HCR, Marcelo Borghetti, o Secretário Municipal de Saúde, Douglas Kurtz e representando o  Poder Legislativo, a vereadora Adriela Balotin Tonin.  A palestrante que iniciou as explanações foi a Dra. Júlia Pastorello, Oncologista. Ela abordou de forma destacada sobre os primeiros casos registrados historicamente de câncer de mama, mudanças históricas do comportamento feminino, influências na evolução da doença e autocuidado.

    Na sequência, a Médica Mastologista do HCR, Dra. Carolina Rosa, falou sobre diagnóstico, a importância do autoexame, da realização anual da mamografia após os 40 anos, cuidados com a alimentação, entre outras abordagens.  A Psicóloga, Jaqueline Moreira, por sua vez, falou sobre a importância do apoio emocional familiar, do convívio social dos pacientes que enfrentam a doença.

    Para encerra as atividades, Adriane Deliberal, uma das fundadoras do Grupo de Apoio a Pacientes Portadores de Câncer Sem Medo de Ser Feliz, e a também integrante Ana Paula Pavão, foram convidadas para participar de debate com as profissionais da área. O momento mais descontraído foi para sanar dúvidas da própria plateia, comentar sobre formas de enfrentamento, mitos e verdades acerca do câncer de mama.

    “Foi um momento importante de esclarecimentos e debates. Precisamos criar movimentações assim, para que a população pense sim em prevenção, pense sim em autocuidado, pense sim em buscar um estilo de vida mais saudável e saiba como enfrentar esse tipo de situação sem preconceitos e tabus”, colocou Jaqueline Moreira, Psicóloga do HCR.

    A Palestra Debate teve o apoio do CEDIL, MOT, Innovattiva Medicina e Segurança do Trabalho e Júlia Flor Floricultura.

    Compartilhe:

    Galeria de fotos