• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Por dentro da Maternidade

    Em várias oportunidades durante o ano, o Hospital Cristo Redentor recebe a visita de grupos de gestantes vindos dos ESFs de Marau (Estratégia Saúde da Família) e de outros ESFs de municípios da região, inclusive. O objetivo é apresentar toda a estrutura da instituição de saúde e todos os recursos disponibilizados durante o pré parto, parto e pós parto.

    De acordo com Marla Nunes do Nascimento, Enfermeira Gestora que conduz essa atividade no hospital, os momentos são oportunos para que cada mamãe e papai se sintam mais tranquilos num dos momentos mais importantes de suas vidas, e saibam sobre cada procedimento e as formas de acolhimento.

    Dia 13 de novembro, o Grupo de Gestantes, vindo do ESF São José Operário- de Marau, esteve conhecendo a estrutura hospitalar. As participantes foram as que acompanharam também o Curso de Gestantes promovido pelo posto, neste segundo semestre do ano.

    Conforme Catiane Damo, Técnica de Enfermagem que acompanhou o grupo pelo ESF São José Operário “as gestantes e seus acompanhantes puderam conhecer o ambiente hospitalar que irão percorrer no dia do parto, tirar dúvidas, podendo desta forma estarem mais tranquilas, tornando o parto mais humanizado”.  “A visita é de suma importância para amenizar a ansiedade de pais e gestantes neste momento importante de suas vidas. Agradecemos a disponibilidade do HCR em especial da Enfermeira Marla em mostrar as dependências da instituição”, ressaltou Catiane.

    Além das gestantes pertencentes ao ESF São José Operário, o Hospital Cristo Redentor recebeu também, grupo de gestantes do município de Camargo, dia 10 de outubro. Camargo realiza a visita ao setor uma vez cada semestre e é uma das atividades do Curso de Formação para os Futuros Papais: O início de uma nova vida, desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e pelo Programa PIM, coordenado pela Psicóloga Paula Betineli Tremarin e pela Enfermeira Analize de Lima. “Acredito ser uma atividade de extrema relevância no período do pré-natal, favorecendo a segurança e a confiança dos futuros papais, preparação e na chegada dos seus bebês, neste momento tão especial que é o parto. Agrademos de coração ao HCR e em especial a Enfermeira Marla, que sempre nos recebe e acolhe, muito bem, com disponibilidade e atenção; mostrando as dependências e o funcionamento do hospital e repassando conhecimentos e informações de muita valia que fazem a diferença.”, colocou a Psicóloga Paula.

    Projeto Por dentro da Maternidade: As visitas são preconizadas pela Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, através do projeto “Por dentro da Maternidade”, que apresenta à população a funcionalidade dos serviços ofertados e as experiências vivenciadas pelas pacientes.  A Lei Federal nº 11.634, de 27 de dezembro de 2007, Art.1º, itens I e II, diz que é direito da gestante conhecer e estabelecer vínculo antecipado com a maternidade na qual receberá assistência no âmbito do SUS.

    Compartilhe: