• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Solidariedade e voluntariado pelos corredores do hospital

    A solidariedade através do voluntariado é vista constantemente pelos corredores do Hospital Cristo Redentor. Isso porque, diversas pessoas da comunidade se motivam a ajudar.  No dicionário, em termos jurídicos, Solidariedade significa “compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas às outras e cada uma delas a todas”. Trazemos aqui vários exemplos em que a solidariedade impera na área hospitalar.

     A marauense Márcia Lunardi trabalha em prol desta instituição de saúde, de forma totalmente voluntária, há mais de três anos e, no anonimato. Tanto que quando procurada pela nossa assessoria para que a comunidade conhecesse sua história, ressaltou a preferência pela ajuda no anonimato. Mesmo assim, insistimos: o que é feito com solidariedade precisa ser reconhecido.

    Márcia nos contou que sua ajuda junto ao hospital começou através de uma amiga, que já realizava trabalho voluntário nesta casa de saúde.  Seu trabalho, incessante, pelo menos uma vez na semana, é cuidar da aparência dos pacientes da Unidade de Saúde Mental, fazendo cortes de cabelo e barba.  “Pensamos na ala de Saúde Mental, porque é uma área que estava necessitando de minha ajuda. Eu tenho Salão de Beleza, mas no hospital, ajudo nos cortes de cabelo e barba, aumentando assim a autoestima dos pacientes. Com a experiência de vida entendi que precisamos se doar mais ao invés de pensarmos apenas em nós mesmos”, colocou.

    A voluntária reiterou que se sente gratificada por poder ajudar com um ato tão simples. “Acho que muitas pessoas poderiam pensar de uma forma diferente. Com atitudes simples ajudamos o próximo e podemos construir um mundo melhor para todos”, finalizou.

    De acordo com a Monitora da Saúde Mental, Sônia Maria Rodrigues de Oliveira, é nítido o aumento da autoestima dos pacientes da unidade: Com o cuidado deles com a aparência, eles melhoram nitidamente a autoestima e ainda nutrem um sentimento de gratidão pela voluntária”.


    Cuidado muito além da aparência – Na próxima quarta-feira, 28 de novembro, inicia trabalho voluntário no HCR, o Barbeiro profissional, Igor Lambert.  Através de seu projeto “Cuidado muito além da aparência”, ele buscará levar mais conforto aos pacientes do hospital, (idosos e crianças) fazendo o corte de cabelo e a barba nos casos necessários. O marauense se deslocará até os quartos, com a devida autorização dos pacientes e familiares, levando os materiais necessários para a realização de seu trabalho, que ocorrerá uma vez na semana.  “Penso que o voluntariado hoje é a solução para muitos problemas no mundo. Ele incentiva sentimentos bons. Acredito que tudo o que fizemos de uma maneira ou de outra, recebemos de volta. Por isso minha ideia é tentar levar mais autoestima aos pacientes que precisam ficar por muito tempo internados”, concluiu.


    Com amor - O Grupo Com Amor, também realiza ações voluntárias no Hospital Cristo Redentor.  Desde 2016, nos finais de semana, desenvolvem atividades específicas junto à Unidade de Saúde Mental. O objetivo é desenvolver ações motivacionais e lúdicas com os pacientes.  A ala recebe pacientes dependentes químicos, esquizofrênicos e pacientes em casos avançados de depressão.   De acordo com Kessiele Bertosso, integrante do Grupo Com Amor, “a ideia é levar reflexão e diversão, a fim de deixar ‘mais leve’ o período de internação”.

    Um exemplo de atividade já realizada pelo Grupo foi a confecção de origamis com os pacientes da ala.  “Cada origami, feito basicamente com a técnica da dobra do papel, tem um significado diferente, que passamos a eles. Ficaram muito satisfeitos com o resultado”, explicou. Em outra oportunidade, o grupo propôs a criação de um ‘livro de possibilidades’: “Eles colocaram seus sonhos através de recortes de revistas ou desenhos. O livro é para conquistas pessoais, profissionais e materiais. Depois eles levaram o trabalho para casa e foram orientados a olhar sempre e pensar em meios de tornar isso realidade”.

    Conforme Kessiele, o voluntariado é motivador: “Sempre quando chegamos pra fazer a atividade eles relutam, mas a gente insiste e no final eles sempre agradecem e pedem pra voltar. É muito bom ver quando eles se animam ou criam uma esperança. Certa vez um paciente nos disse que descobriu que podia dançar sem beber. Essas coisas são bem gratificantes e é o que nós dá mais motivação para continuar”.


    Costurando carinho – Desde 2001, grupo de 19 voluntárias realiza no segundo andar do hospital trabalho de costura e confecção de roupas, tipoias e uniformes.  De acordo com dona Adela Dolores A. De Conto, Coordenadora do setor de Assistência Social do HCR, o hospital recebe um grupo de costura nas terças-feiras, outro nas quartas-feiras e outro nas quintas-feiras.  Todas vêm gratuitamente para fazer as atividades.


    Espiritualidade – Seis Ministras da Eucaristia, da Paróquia Cristo Rei de Marau, estão todas as terças-feiras pela manhã e nas quintas-feiras à tarde no HCR distribuindo à Eucaristia aos pacientes que pedem.   A atividade também ocorre de forma espontânea, com o objetivo de “alimentar” a espiritualidade dos enfermos. Ainda nas quintas-feiras, a partir das 15h30min, frei Isaías Bordignon celebra a missa com intensão à saúde de pacientes, familiares e colaboradores, nas dependências da Capela do hospital. Representantes da Igreja Assembleia de Deus, também realizam ação voluntária no hospital. Nas segundas e quintas-feiras, passam nos quartos que autorizam, para conversar e fazer orações aos pacientes.


    Grupo de Canto Juvenil Cristo Rei- O Grupo de Canto Juvenil do Colégio Franciscano Cristo Rei, realiza há mais de dois anos visitas mensais nos quartos de pacientes do HCR, levando música e alegria aos leitos. Sob a orientação da Irmã Francisca Maria Rodrigues, o grupo de alunos adapta o seu repertório musical ao gosto de cada paciente. Em casos de maior debilidade em que o paciente não pode receber visitas, a música é tocada mesmo nos corredores.  “Os alunos relatam que se sentem bem ao realizar esta ação. Se sentem bem compartilhando seus dons, sendo luz e alegria na vida de alguém e também se sentem ajudados no sentido de valorizar a própria vida”, explicou Irmã Francisca.  Ele destacou ainda, que é gratificante ver pequenas respostas dos pacientes, seja com um simples sorriso, balbucio das canções ou gestos. Em períodos específicos como Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal, o Grupo de Canto traz mimos, flores e mensagens de motivação. A vinda para dezembro, período natalino, já está prevista.


    Porthal Escola de Educação Profissional: Outra iniciativa que beneficiará em breve a Unidade de Saúde Mental é da Porthal Escola de Educação Profissional.  No início de dezembro, eles realizarão, sob acompanhamento da coordenação hospitalar, atividades lúdicas e motivacionais na ala. Conforme Giovana Stello de Sá, Assessora de Relações Públicas da Porthal, e também a responsável pelo projeto da escola, a ideia é levar gratuitamente  palestras motivacionais, massoterapia, cuidado com as unhas e cabelo dos pacientes, entre outras ações. Os detalhes do projeto, ainda estão sendo formalizados, porém, a assessora já confirmou que a intenção é estender a ideia para os demais setores de internação do HCR.

    Além destas ações específicas de solidariedade, diversas outras ocorrem regularmente em beneficio do Hospital Cristo Redentor e de seus pacientes. A maioria envolve empresas do município, pessoas jurídicas, entidades sociais a exemplo do Rotary e do Lions Clube e instituições públicas e privadas.  A palavra de ordem é gratidão!

    O Dia Internacional do Voluntário é celebrado em 5 de dezembro, e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    Compartilhe: