• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Viscossuplementação do joelho: um tratamento alternativo à cirurgia

     Você sabe o que é Viscossuplementação do Joelho? O Dr. Márcio Mezzomo Cirurgião do Joelho explica sobre:

    “O ácido hialurônico é o produto utilizado para realizar a viscossuplementação. Este produto é composto de uma substância natural que lubrifica e deixa sua articulação (junta) “almofadada”. Com apenas uma aplicação, o ácido hialurônico pode fornecer até seis meses de alívio da dor no joelho.

    O que é viscossuplementação?

    A viscossuplementação é um tratamento utilizado para reposição de fluídos nas articulações com desgaste (artrose, osteoartrite, artrite). Podemos dizer que seria como colocar um lubrificante entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, para que diminua o impacto e a dor. 

    A viscossuplementação pode proporcionar alívio sintomático significante e seguro para pacientes com artrose do joelho e quadril.

    Alívio da dor significativamente maior do que com placebo

    Oferece até 6 meses de alívio da dor com uma aplicação de 6ml

    Baixa incidência de efeitos adversos locais em ambos os tratamentos, inicial e nas repetições

     

    O ácido hialurônico é o produto utilizado para realizar a viscossuplementação. Este produto é composto de uma substância natural que lubrifica e deixa sua articulação (junta) “almofadada”. Com apenas uma aplicação, o ácido hialurônico pode fornecer até seis meses de alívio da dor no joelho. Uma das marcas muitos utilizadas para este tratamento é o Synvisc.

     

    Quando é indicado o uso do ácido hialurônico?

    O Synvisc é indicado para tratamento de artrose, artrite, e desgaste das articulações quando não houve melhora com terapias conservadoras não-medicamentosas ou analgésicos simples (p.e., paracetamol).

     Como o ácido hialurônico funciona?

    Nos joelhos e quadris com desgaste, o fluído da articulação (chamado fluído sinovial) pode falhar e se tornar deficiente e não fornecer o amortecimento adequado para que a articulação evite a piora do desgaste. A viscossuplementação visa repor o fluído das articulações para diminuir o impacto, o desgaste, e por consequência a dor, o desconforto e a limitação de uso das articulações.

    O que eu posso esperar do tratamento?

    O ácido hialurônico pode lhe fornecer até seis meses de alívio da dor por osteoartrite. Cada paciente responde diferentemente, entretanto num estudo clínico, os pacientes experimentaram o início do alívio um mês após a injeção. O ácido hialurônico pode ser repetido com segurança; então, acompanhe seus sintomas e fale com seu médico se sua dor voltar.

    Por que eu devo fazer a viscossuplementação?

    Sabe-se que o tempo desde o início da dor nas articulações, devido ao desgaste, até a necessidade de tratamento cirúrgico pode ser muito variável. Esta opção de tratamento tem como objetivo justamente prolongar esta decisão.



    IMAGEM: Meramente ilustrativa

     

     

    Compartilhe: