• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    CAD realiza cirurgia para remover tumor intestinal e no fígado ao mesmo tempo, no HCR

     Os tumores intestinais são muito frequentes e o fígado é o local mais frequente de doença a distância (Metástases). Cerca de 75% dos pacientes com câncer de intestino que desenvolverão doença a distância, esta, acontecerá no fígado.

         Cerca de até 25% dos pacientes que descobrem um câncer intestinal, no momento do diagnóstico, já apresentam metástases hepáticas (fígado), e devido a isso, muitos são então excluídos de um procedimento cirúrgico inicial por terem uma doença mais avançada.

         Outros porém, em porcentagem menor, tem a doença em ambos os órgãos (intestino e fígado) e a avaliação inicial permite que, na mesma cirurgia, se faça com segurança, a remoção da doença intestinal e na sequência a remoção da doença no fígado.

         Paciente masculino de 73 anos foi encaminhado ao CAD (Centro do Aparelho Digestivo) e avaliado pelo Dr.  Matheo Casagrande, em função de uma anemia. Na avaliação, conforme explica o Dr. Matheo, se diagnosticou uma lesão intestinal com metástases hepáticas em dois segmentos do fígado. Segmento III e Segmento VIII.  “Nós optamos pela abordagem simultânea de intestino e fígado, evitando assim duas cirurgias separadas”, explicou

      Esse procedimento   foi realizado pela primeira vez nas dependências do HCR, com tempo total de aproximadamente 4 horas de cirurgia, sem necessidade de transfusão de sangue.    O profissional explica que “foi necessário o uso de um método de imagem intra-operatório para fazer uma avaliação direta sobre o fígado. A ultrassonografia foi utilizada para identificar e marcar os locais do fígado aonde não seria possível a visualização das lesões.   Dieta foi reiniciada em 48 horas e no quinto dia de pós operatório o paciente teve alta hospitalar”.

     O procedimento foi realizado pelos médicos Matheo Casagrande e Ricardo Zanin (ambos membros do CAD). A anestesia ficou sob os cuidados da Dra.  Camyla Foresti.


    Imagem: Cedida pela equipe médica

    Compartilhe: