• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Centro de Parto: banho à beira leito melhora experiência entre mãe e bebê

    Banho à beira leito: esta é uma novidade no Centro de Parto do Hospital Cristo Redentor. A realização do primeiro banho do bebê é no quarto ao lado da mãe e da família. A medida foi implementada a fim de humanizar ainda mais o setor, incentivando a aproximação da mãe e do bebê desde o primeiro momento.

    Conforme Marla Nunes do Nascimento, enfermeira gestora do Centro de Parto e também especialista em Enfermagem Materno Infantil, “o banho à beira leito foi incluído à rotina de internação das mamães para favorecer esta aproximação: “muitas vezes este momento tão especial não tinha o acompanhamento da mãe, apenas do pai ou de outro familiar, já que o bebê era levado para a sala de banho em outro local. Agora, ela pode acompanhar porque o setor de enfermagem se responsabiliza em dar o primeiro banho ao lado do leito da mãe”, explicou.

    O momento também é oportuno para que as enfermeiras expliquem como deve ser feito o primeiro banho. “Parece algo tão simples e banal, mas no momento em que as mamães dão alta surgem dúvidas quanto à este cuidado na hora do banho do filho. Por exemplo, quanta água deve ser utilizada, a temperatura da água, posição do bebê na banheira, formas mais adequadas de higiene e produtos a serem utilizados”, esclareceu Marla.

    O primeiro banho na criança é feito sempre no segundo dia após o nascimento, isso para evitar estresse desnecessário a ela, que ainda está se habituando a nossa realidade fora do útero materno.

     

     

     

    Compartilhe: