• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Marauenses praticam a solidariedade através da doação de sangue

    Foi de solidariedade a manhã desta terça-feira (10). Marauenses foram até o Hemopasso - Hemocentro Regional de Passo Fundo fazer doação de sangue. A iniciativa fez parte da Campanha de Doação de Sangue realizada pelo HCR, em parceria com a Prefeitura de Marau.

                    A ação voluntária ajudará a repor o estoque de sangue direcionado aos pacientes do Hospital Cristo Redentor, por intermédio da Agência Transfusional da instituição de saúde.

    Segundo informações do Hemopasso à assessoria de comunicação do HCR, está sendo estudada a possibilidade de em 2020, a Unidade Móvel da instituição voltar a agendar visitas nos municípios de abrangência, afim de facilitar o acesso à possíveis doadores.  Atualmente as campanhas são possibilitadas devido ao fornecimento gratuito de transporte até Passo Fundo.


    Por que doar: Doar sangue é um ato altruísta e de solidariedade. Uma doação pode beneficiar até 4 pessoas.

    Critérios para doação: Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50kg; estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

     Fatores que impedem a doação: Ter passado por um quadro de hepatite após 11 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV 1 e 2 e Doença de Chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis.

     Intervalo entre uma doação e outra: homens: 2 meses (máximo de 4 doações no período de 1 ano). Mulheres: 3 meses (máxima de 3 doações no período de 1 ano).

    Compartilhe: