• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    HCR está em processo de revisão de seu regimento interno e eleição de sua comissão de ética médica

    O Hospital Cristo Redentor está em processo de revisão de seu regimento interno e eleição de sua comissão de ética médica. As tratativas estão sob o cuidado de uma comissão interna, sob a supervisão da Dra. Juliana Machado Bonamente, advogada, especialista em Direito Médico e Hospitalar.  A iniciativa surgiu a partir da necessidade de adequação do regimento interno do hospital às novas normativas do Conselho Regional de Medicina do RS e do Conselho Federal de Medicina.

     

    Entre os itens de revisão estão inclusos: a edição de um novo regimento interno, a composição do corpo médico (diretor clínico e demais médicos, contratados, temporários, efetivos, consultores, cortesia, residentes, estagiários etc.), e a eleição da nova Comissão de Ética Médica, que será realizada entre os membros do corpo clínico.

     

    A criação da Comissão de Ética nos hospitais é uma exigência do Conselho Federal de Medicina, e seu papel é auxiliar Conselho Regional de Medicina a colaborar e fiscalizar a atuação profissional no âmbito hospitalar, atendando para que as condições de trabalho médico e qualidade do atendimento prestado aos pacientes estejam de acordo com os preceitos éticos e legais da medicina.

     

    Além disso, a comissão será responsável pela análise de situações ocorridas na relação médico e paciente, atuando também de forma preventiva no combate ao exercício ilegal da medicina, e promovendo debates, com o corpo clínico, sobre os temas da ética médica.

     

    “Este trabalho representa um grande passo para o Hospital Cristo Redentor. Isso por que a instituição busca sempre estar atualizada com as evidências científicas e dos preceitos da bioética, mantendo uma adequada relação médico-paciente, respeitando e reconhecendo o trabalho dos seus colaboradores, e colocando-se à disposição também da sociedade, para orientações e esclarecimentos sobre seus atendimentos”, explicou a Dra. Juliana Bonamente.

     

    A posse da Comissão de Ética Médica deve ocorrer no primeiro trimestre de 2020.


    IMAGEM: Meramente ilustrativa

    Compartilhe: