• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Encerra no HCR a 1ª edição da Capacitação em Saúde Mental e Dependência Química

    Encerrou na quinta-feira, 19 de dezembro, a 1ª Capacitação em Saúde Mental e Dependência Química- Trabalho em Rede. O curso trazido pela equipe de Saúde Mental Integral do Hospital Cristo Redentor, iniciou em março no auditório da instituição e envolveu profissionais da saúde na busca por troca de vivências.

    O objetivo, de acordo com o Médico Psiquiatra, Dr. José Saraiva Júnior, foi capacitar e problematizar situações de saúde mental de crianças e adolescentes, adultos e idosos em situações difíceis para a construção da rede de saúde mental a partir do HCR.

    A capacitação foi ministrada pelo médico psiquiatra Dr. José Saraiva Júnior e a psicóloga do HCR, Jaqueline Moreira. Com referencial teórico seguido de supervisão de casos reais e encaminhamento de condutas, a capacitação teve 100% de aproveitamento de seus participantes.

     Entre os assuntos abordados esteve: saúde mental na escola, transtornos mentais e família,  educação em saúde mental, transtornos, comportamentos disruptivos, uso de drogas na escola, formação de rede de prevenção ao uso de drogas na escola e reabilitação precoce, manejo de situações difíceis e aspectos jurídicos no contexto escolar, farmacologia geral das substâncias de abuso e noções sobre alcoolismo, noções básicas sobre tabagismo e reações adversas das medicações, introdução à abordagem para dependência química e introdução à abordagem cognitivo-comportamental, a família do dependente químico, manejo de situações difíceis (comportamento suicida), prevenção à recaídas, manejo dos transtornos ansiosos e estratégias terapêuticas, manejo dos transtornos psicóticos, entre outros.

                    Conforme relata o Dr.  José Saraiva Júnior, médico psiquiatra que comandou as atividades, as respostas foram bem positivas. “Foi um curso extenso então foi possível abordar boa parte dos aspectos que são inerentes à atenção primária, abrangendo desde a criança até o idoso, toda a parte da saúde mental, transtornos mais prevalentes, dependência química, enfim. A carga de doença mental na atenção primária, chega a 60% das vezes. Então poder estar compondo esta rede a partir do hospital é excelente. Fazermos este programa de abordagem permanente a fim de ir capacitando a rede, não só focando no tratamento. Foi uma capacitação que trabalhamos desde a promoção à reabilitação.  O curso foi dinâmico, então tinha a parte teórica, mas geralmente as discussões eram feitas a partir de casos reais.  Este foi um diferencial”, explicou.

     Ainda conforme o médico, a ideia é manter a capacitação anual como programa permanente do HCR, e com este primeiro grupo que finalizou as atividades, manter uma rotina de estudos já mais avançado.

                                                                                                                                                 Bernardino Foiato, Secretário Municipal de Saúde de Vila Maria participou da capacitação juntamente a outras três profissionais do município. Ele avalia de forma extremamente proveitosa a iniciativa: “Penso que é uma iniciativa que veio ao encontro de uma necessidade dos municípios, já que havia uma carência muito grande neste aspecto. A saúde mental ainda é um grande tabu e aqui a gente teve a oportunidade de trabalhar estes assuntos.  Era uma demanda já bem despertada dos municípios, principalmente no ponto de vista dos profissionais da área. Esta capacitação não pode parar por aqui. Novas edições devem ser feitas”.

     

    Para a psicóloga Kelin Regina Colet, a teoria associada à prática foi muito importante para a capacitação: “Durante o ano que participamos do curso em saúde mental podemos compreender, esclarecer, estudar, elaborar enfim a discussão das temáticas apresentadas foram de suma importância.  A teoria associada a nossa prática de trabalho foi bem importante.  Foi possível pensar em estratégias para o nosso município a partir da nossa atuação e repensar projetos que beneficiam a nossa população.   Quero agradecer imensamente a gestão municipal pelo apoio na realização do curso, ao Dr. Saraiva pelos ensinamentos e aos colegas do curso pela troca de saberes”.

    Compartilhe: