• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Ecocardiograma Fetal identifica cardiopatias congênitas do bebê ainda no útero

    Você sabe do que se trata o Ecocardiograma Fetal? Este exame disponibilizado pelo Centro de Diagnóstico do Hospital Cristo Redentor, é indispensável durante o acompanhamento pré-natal.  O procedimento identifica uma série de cardiopatias congênitas antes mesmo do bebê nascer.

    Para entender melhor a importância deste exame, o Ministério da Saúde aponta que nascem no Brasil cerca de 30 mil crianças cardiopatas, a cada ano. Muitas delas passam a ter chances a mais de sobrevivência no seu primeiro mês de vida, se houver este diagnóstico precoce ainda durante a gravidez. 

    O exame de imagem utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar a saúde do coração do bebê, ainda no útero, avaliando por intermédio do registro de músculos e válvulas cardíacas, o tamanho e o desenvolvimento do coração do feto.  Este exame também identifica a velocidade do fluxo sanguíneo dentro das cavidades do músculo cardíaco.



    A partir de quando a gestante pode fazer o ecocardiograma fetal:  Para melhor visualização, o exame normalmente é recomendado entre 18ª e a 28ª semana de gestação. Em casos de gravidez de alto risco, o médico responsável pode indicar o teste a partir das 14 semanas.

    No Hospital Cristo Redentor o Exame de Ecocardiograma Fetal é realizado sempre nas sextas-feiras, pela parte da tarde, sob os cuidados da Cardiologista, Dra. Cintia Tavares (CRM: 37727). Atende à convênios e particulares. O agendamento pode ser feito via telefone através do contato (54) 3342- 9413 ou diretamente na Central de Agendamentos.

     

    IMAGEM: Meramente Ilustrativa

     

    Compartilhe: