• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Consumo de cigarro aumenta em 20 vezes o risco de câncer de pulmão


    Dr. Rafael Cadore é cirurgião geral, especialista em Cirurgia Torácica e especialista em Tratamento de Câncer de Pulmão.  Ele fala a seguir sobre causas, sintomas, prevenção e tratamento do câncer de pulmão. Confira!


    O câncer de pulmão é o câncer que mais mata no mundo, entre homens e mulheres, segundo as estatísticas da OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil ele é a segunda causa, precedido pelo câncer de mama nas mulheres e próstata em homens, isso devido principalmente a falta de assistência à saúde básica no Brasil.

    O principal fator de risco para desenvolver um câncer de pulmão é certamente o cigarro (que aumente cerca de 20 vezes o risco de câncer). Mesmo após parar de fumar a pessoa permanece sobre risco por cerca de 15 anos, risco esse cada vez menor.

    Outros fatores de risco são exposição a amianto (asbesto), radiação ionizante, fumaças tóxicas, fatores dietéticos (como ingesta de gorduras e produtos industrializados). Há também sabidamente hoje alguns fatores genéticos já conhecidos e que podem ser pesquisados em casos específicos.

    O câncer de pulmão normalmente não causa sintomas em seus estágios iniciais e quanto o paciente se torna sintomático (dor, tosse ou falta de ar) o tumor provavelmente já se encontrará avançado, por isso seu diagnóstico precoce e cura são tão difíceis ainda hoje em dia. A faixa etária mais comum fica acima dos 55 anos de idade, sendo rara antes desta idade.

    Chama atenção o grande aumento no número de casos de câncer de pulmão em paciente não fumantes, em especial mulheres e cada vez mais jovens.

    Dentre os sintomas o principal e mais comum é tosse, portanto se você tem tosse mesmo seca e persiste (mais de 3 semanas) procure seu médico para iniciar uma investigação.

    Nos casos iniciais as chances de cura chegam a cerca de 90% (quando diagnosticado precocemente), sendo a cirurgia ainda o tratamento que traz a maior chance de cura. Alguns paciente mesmo após cirurgia necessitarão de tratamentos complementares como quimioterapia e radioterapia.

    Se você tem algum sintoma respiratório ou perda de peso inexplicável, ou se tiver qualquer dúvida sobre a doença procure seu médico para maiores informações.  Lembrando sempre que câncer tem tratamento e tem cura.

     

    Dr. Rafael Cadore atende no HCR sempre nas quartas-feiras, no turno da manhã. Agendamentos de consultas podem ser feitos pelo fone (54) 3342-9414.

     

    Compartilhe: