• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Setenta estudantes já passaram pela experiência do Internato Médico HCR e IMED

    Aproximadamente 70 estudantes do último semestre de Medicina da IMED, tiveram a oportunidade de passar pelo Programa Internato Médico HCR e IMED, no período de abril de 2019 até fevereiro de 2020, momento em que o projeto completa 11 meses de atividades, oportunizando a transição da teoria para a prática com a supervisão de médicos formados já atuantes.


    Acompanham e dão suporte aos trabalhos no HCR os preceptores, Dr. Eduardo Tedeschi (Unidade de Saúde Mental) e o Dr. Victor Brocco (Setor de Urgência e Emergência).


    Conforme relata o Dr. Eduardo a experiência do internato até o momento, foi de extrema importância para a inserção dos alunos em ambiente hospitalar e como protagonistas no atendimento.  “A oportunidade e a estrutura do HCR fornecem condições adequadas para os futuros médicos usarem o conhecimento aprendido em cinco anos de faculdade. Obviamente a supervisão desses alunos é fundamental, visto a natural curva de aprendizado que todos nós temos em início de carreira. Quando sugeri ao coordenador do curso de medicina da IMED a possibilidade de alunos virem até o HCR não imaginava tamanha resposta positiva. Isso só reforça a qualidade do hospital e do seu Corpo Clínico. Espero que no futuro haja mais incentivo a pesquisa e formação de profissionais, atos esses que só enriquecerão nosso hospital e consequentemente a saúde da população de Marau e região”, explicou.


    Segundo o Dr. Victor Brocco, preceptor que tem acompanhado os alunos no Pronto Atendimento, a experiência com Urgência e Emergência é muito impactante e significativa para os alunos: “É durante o acompanhamento do trabalho no setor de pronto atendimento, que os estudantes têm noção imediata do todo. É ali que eles se depararam com centenas de avaliações, diagnósticos e casos variados. Tem sido um prazer acompanhar os alunos no início desta jornada profissional deles”.

     

    Para o Dr. Luiz Arthur Rosa Filho, coordenador do curso de Medicina da IMED, o internato de medicina é o ponto alto do curso: “O acadêmico que já esteve durante 4 anos fortalecendo a sua formação, vai de fato praticar com autonomia e com protagonismo o cuidado dos pacientes e ao mesmo tempo sob supervisão de um médico responsável. Portanto agora é a linha de chegada, é a parte final da formação em que o aluno de fato passa a moldar a sua prática médica. Estamos na terceira turma, e hoje já envolvemos 5 municípios, Soledade, Passo Fundo, Marau, Tapejara e Lagoa Vermelha, além de Porto Alegre na Santa Casa. Temos convicção de que estamos oferecendo um internato que beneficie as comunidades”.


    Conforme Marcelo Borghetti, diretor administrativo do HCR, a expectativa é que neste ano o Internato Médico oportunize mais estudantes a aprenderem na prática: “Nosso objetivo enquanto instituição hospitalar é facilitar e incentivar os processos de aprendizagem. Então ao que estiver ao nosso alcance estaremos viabilizando esta parceria levando em consideração a prospecção de futuros profissionais médicos que possam vir a agregar nosso Corpo Clínico e sem dúvida, protagonizar a aprendizagem na prática”, finalizou.

     

     

     

    Compartilhe: