• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    A fisioterapia no tratamento do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

     Três doenças: duas autoimunes e uma degenerativa que tem muita relevância e são “silenciosas em seus sintomas e de progressão gradual: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer.  Todas recebem influência direta da fisioterapia para o tratamento e controle. No Hospital Cristo Redentor, o setor de Fisioterapia tem papel fundamental no contato com os pacientes. Quem explica sobre o assunto, é a fisioterapeuta, Naíssa Soares. Confira:


    “O lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Seus fatores de risco são o excesso de exposição aos raios ultravioletas, uso de anticoncepcionais e histórico familiar positivo. Alguns dos sintomas são dores nas articulações, febre, queda de cabelo, manchas avermelhadas (em especial no rosto, pescoço, peito e cotovelos) e feridas na boca.

    Já a fibromialgia ataca especificadamente as articulações causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A fibromialgia tem sua origem ainda não totalmente conhecida. De cada 10 pacientes 7 a 9 são mulheres, geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém existem casos em pessoas mais velhas, crianças e adolescentes.


    Não menos importante, o mal de Alzheimer tem como principal característica a perda da memória progressiva. Não se sabe a causa da doença, mas o modo de ação dela vem normalmente de uma proteína chamada betamiloide que se deposita no cérebro em algumas áreas específicas, formando placas e causando danos na comunicação dos neurônios.

    Ambas as doenças levam os pacientes a terem ao longo da vida diminuída sua funcionalidade e independência para realizar atividades da vida diária.

    Os sintomas destas incluem dor, enrijecimento das articulações, perda de força, perda da musculatura corporal, diminuição da flexibilidade de músculos e tendões, tendo com sua evolução diminuição da resistência física. Podendo levar os pacientes a ficarem acamados por longos períodos.

    A fisioterapia é uma importante aliada ao tratamento médico, reabilitando as incapacidades geradas por estas doenças.

    Existe uma necessidade de que cada doença seja vista separadamente em seus sinais e sintomas para que se possa estipular uma conduta adequada. Assim como cada paciente, deve ser avaliado individualmente em suas peculiaridades para que seja feita uma reabilitação direcionada e de qualidade às principais dificuldades de cada um”.


    As condutas fisioterapêuticas durante a internação hospitalar tem como objetivo, a mobilização precoce do paciente, controle da dor, evitar e tratar complicações motoras e respiratórias, auxiliando assim para a alta hospitalar. No Hospital Cristo Redentor, está disponível o serviço de fisioterapia da empresa Evoluir, que conta com a atuação das fisioterapeutas Naíssa Soares e Thaís Zanuzzo.

     


    IMAGEM: Meramente ilustrativa

     

    Compartilhe: