• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    SAMU completa nove anos de história em Marau

     Nove anos de história o SAMU comemora na data desta segunda-feira, 13 de abril de 2020. Dia 13 de abril de 2011 iniciava em Marau uma trajetória de cuidado com a vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência se instalava no município com base localizada junto ao Hospital Cristo Redentor.


    Na época, atuavam 11 profissionais, sendo 5 condutores socorristas, 5 técnicos de enfermagem e um enfermeiro. A ambulância de suporte básico tinha a finalidade de atender a população via central médica reguladora, através do número 192, com funcionamento totalmente gratuito, 24 horas por dia.


    Em maio de 2018 foi inaugurada nova base centralizada do SAMU, localizada na Rua José Pastre, nº 63, próximo ao trevo norte; com finalidade de atender a normas e rotinas de vigilância, visando o atendimento com mais qualidade e rapidez.


    Hoje a equipe é composta por 5 condutores socorristas, 4 técnicos de enfermagem e um enfermeiro, todos treinados e capacitados para atender a comunidade de Marau com comprometimento e ética profissional.


    Segundo Alessandro Fim, Enfermeiro Responsável Técnico do SAMU Marau que está à frente das atividades desde o início, o sentimento é de dever cumprido. “Meu sentimento é de dever cumprido, sempre disposto a colaborar com o próximo e com a equipe de saúde. Temos muito a evoluir ainda, e é satisfatório e gratificante quando se tem um retorno profissional, e quando recebemos pacientes ou os encontramos na rua e os mesmos agradecem pelo atendimento prestado. Isso nos faz motivados e reafirma que estamos no caminho certo”, explicou.


    Marcelo Borghetti, Diretor Administrativo do HCR, explica que o Serviço sempre foi aliado dos atendimentos no hospital, especialmente no setor de Urgência e Emergência onde mais casos chegam através da ambulância. “Este pré atendimento médico feito pelo SAMU tem sido fundamental para que o paciente já chegue na instituição com o quadro estável, momento em que nossa equipe de enfermagem e médica já é informada do quadro clínico. Esta agilidade pode salvar uma vida”.

    Compartilhe: