• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Centro do Aparelho Digestivo comemora seu primeiro ano de trabalho no Hospital Cristo Redentor

    O CAD - Centro do Aparelho Digestivo - completa o primeiro ano de atuação no Hospital Cristo Redentor, em Marau/RS. A equipe multidisciplinar, formada pelos médicos Dr. Matheo Casagrande, Dr. Milton Bergamo e Dr. Ricardo Zanin, agrega valores e diferenciais, além de know how nas áreas de Cirurgia Digestiva, Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Cirurgia Hepatobiliopancreática, Coloproctologia, Endoscopia e Colonoscopia.


    Com uma ampla infraestrutura disponibilizada pelo HCR, o CAD realiza consultas clínicas, exames endoscópicos e procedimentos cirúrgicos nas doenças gastrointestinais e, especificamente, no tratamento do câncer do aparelho digestivo.


    Nesse período de um ano, foram realizadas cirurgias inéditas e de alta complexidade nas dependências do hospital, como o primeiro procedimento  para o tratamento da obesidade e do diabetes, conhecido como Bypass Metabólico, e, também, inovando no tratamento cirúrgico de doenças de baixa complexidade, trazendo a alta precoce no mesmo dia, como no caso das cirurgias de vesícula biliar. Além disso, os profissionais do CAD foram responsáveis pela primeira cirurgia videolaparoscópica avançada na área de fígado, com a ressecção de um adenoma com acesso glissoniano intra-hepático. 

    Realizaram, também, a primeira ressecção videolaparoscópica de um tumor intestinal localizado no íleo, chamada de neoplasia neuroendócrina. O grupo também foi pioneiro em procedimentos associados ao câncer digestivo, com a realização de uma cirurgia simultânea para ressecção de tumor intestinal e hepático. No âmbito da colonoscopia e endoscopia, o CAD realiza, de forma corriqueira, tratamento de lesões por via colonoscópica, como as mucosectomias e ressecções de lesões precoces intestinais sem a necessidade de um procedimento cirúrgico mais amplo.


    Os médicos especialistas do Centro do Aparelho Digestivo - CAD comemoram em 2020 o início deste trabalho realizado em parceria com o Hospital Cristo Redentor e também restabelecem o compromisso do cuidado ao paciente através do atendimento humanizado e na qualidade dos serviços prestados.


    Dr. Matheo Casagrande, Médico da equipe CAD, e um dos idealizadores do CAD no HCR, explica sobre a realização profissional: “Em nome do CAD estamos muito felizes de completar este primeiro ano trabalhando junto com o HCR.  O fator mais importante   deste ano foi a gente ter conseguido num curto espaço de tempo trazer muitas novidades cirúrgicas principalmente no que diz respeito a cirurgias de alta complexidade, basicamente as cirurgias no tratamento do câncer, o que é um grande avanço tanto para nós e acredito que também no ponto de vista institucional”, explicou.


    Para Marcelo Borghetti, Diretor Administrativo do HCR, ter o CAD na instituição tem agregado muito para a população de Marau e também da região: “Estamos felizes como instituição hospitalar por abrigar as demandas do CAD aqui. Continuaremos apoiando para que o Centro do Aparelho Digestivo siga oferendo novidades em tratamento e procedimentos cirúrgicos com eficácia e seguridade”.




    Imagem: Divulgação CAD

     

     

     

     

    Compartilhe: