• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Exame que analisa o funcionamento do coração tem grande destaque na cardiologia moderna

    Entre a gama de exames que o Hospital Cristo Redentor oferece está o ecocardiograma. É muito comum o paciente pedir para que serve este tipo de exame. É uma ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas com som exatamente igual aos exames de ecografia abdominal ou ecografia fetal.


    Desta forma o ecocardiograma oferece imagens estáticas e em movimento dos músculos e das valvas cardíacas. Através deste exame o profissional médico pode medir o tamanho do coração, analisar sua forma de bombeamento do sangue, além do mapeamento em cores do fluxo sanguíneo pela técnica Doppler. Esta técnica permite identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas, o que ajuda identificar se está ocorrendo um estreitamento ou alargamento das valvas cardíacas.

     

    Que doenças pode diagnosticar: Sem efeitos colaterais, o ecocardiograma tem custo relativamente baixo e excelente alcance de diagnóstico. Por isso, tem grande destaque na cardiologia moderna. É utilizado para investigar várias doenças cardíacas e também para o planejamento terapêutico e prognóstico das mesmas.  Entre as principais doenças identificáveis estão: insuficiência cardíaca, doenças nas válvulas cardíacas (sopro), doenças congênitas (obtidas no nascimento), doenças no pericárdio (capa que reveste o coração), doenças na aorta torácica, tumores cardíacos. Crescimento de cavidades atriais e ventriculares, presença de coágulos dentro do coração, entre outras.


    No centro de diagnóstico do HCR, a profissional capacitada para a realização do ecocardiograma, é a médica cardiologista, Dra. Cintia Tavares (CRM: 37727). A profissional ainda é a responsável ainda pela realização do ecodoppler de carótidas e vertebrais, exame que que avalia obstruções por placas ateroscleróticas nas artérias.


    Como agendar: Dra. Cintia Tavares atende a convênios e particular. Agendamentos podem ser feitos pelo fone (54) 3342- 9413 (Central de Consultas do HCR), ou ainda pelo WhatApp do Centro de Diagnóstico HCR (54) 9 9266-5715.

    Compartilhe: