• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Entenda o que é e como é feita a Espirometria

    Para você que tem determinados exames para fazer, mas tem dúvidas ou medos em relação a cada procedimento, o Centro de Diagnóstico do Hospital Cristo Redentor preparou um material para lhe explicar em detalhes como cada exame é realizado. Tudo no intuito de tranquiliza-lo e orientá-lo sobre! Toda semana traremos novidades sobre os exames de diagnóstico por imagem realizados do Hospital Cristo Redentor!


    Nesta semana o assunto é #Espirometria.  Entenda sobre como é feito:

    A espirometria é um exame feito com a participação ativa do paciente. Conhecido como teste do sopro tem a finalidade de medir a função pulmonar.

    O exame é realizado com o paciente sentado; não causa dor ou incômodos e dura em média entre 30 a 40 minutos, podendo durar um tempo maior em indivíduos com dificuldade para compreender a técnica.

     


    É orientado ao paciente que respire com a ajuda de um bocal, utilizando uma presilha no nariz para que o ar não seja desperdiçado, enquanto a respiração é feita pela boca.

    Então é solicitado que o paciente respire enchendo os pulmões e soprando em seguida (com força e de forma rápida e mantida). Esta parte do exame é repetida em torno de 3 vezes.

    Após esse procedimento encerrando a primeira parte do exame, é usado um medicamento broncodilatador. Alguns minutos depois o paciente deve soprar o aparelho novamente para então completar a segunda parte do exame, encerrando assim o procedimento.


    Por: Naissa Soares- Fisioterapeuta 

    Compartilhe: