• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    HCR lança campanha on-line de incentivo à doação de sangue

    “Qual seu tipo? Seja o tipo que ajuda!”, com este viés, o Hospital Cristo Redentor através de sua Agência Transfusional, lança campanha on-line de incentivo à doação de Sangue. Dia 25 de novembro, próxima quarta-feira, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem.


    No Hospital Cristo Redentor, o setor de Assistência Social realizava ininterruptamente o Programa Doador Fiel HCR- uma vida pode estar em suas mãos”.  Através do programa, existe banco de dados com mais de 80 cadastros de marauenses doadores. A intenção, conforme explica o Diretor Administrativo do HCR, Marcelo Borghetti, é resgatar aos poucos o projeto, com o objetivo de incentivar a doação de sangue.


    O sangue não tem substituto e por isso, a doação voluntária é muito importante podendo salvar muitas vidas, pois os componentes do sangue como as células vermelhas, plasma e plaquetas são separados e direcionados para pacientes com complicações distintas de saúde. Diariamente, inúmeros procedimentos médicos necessitam de transfusão sanguínea, daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações.


    Atualmente funciona na instituição de saúde, a Agência Transfusional, que coordena e destina a chegada e saída de componentes sanguíneos.  A agência mantém armazenado em estoque concentrado de hemácias e plasma fresco congelado. Esses dois hemocomponentes são fornecidos pelo Hemopasso de Passo Fundo, e atendem às necessidades transfusionais de pacientes internados no hospital.  Todo mês são realizadas aproximadamente 50 transfusões sanguíneas, conforme explicam os responsáveis pela Agência Transfusional.


    O Hospital Cristo Redentor por disponibilizar de uma Agência Transfusional, necessita repor esses hemocomponentes ao Hemopasso. Para que isso aconteça, é necessário a conscientização e colaboração da comunidade em doar sangue voluntariamente. Anualmente o hospital promove campanhas de doação de sangue. Neste ano, devido à pandemia, a campanha acontece de forma on-line. Conforme Mariana Spuldaro, Enfermeira Gestora da Agência Transfusional, o Slogan” qual seu tipo, partiu  da ideia de que independentemente do tipo sanguíneo, a ação voluntária de doar sangue é muito importante: “Seja o tipo que ajuda”, quer dizer que qualquer tipo sanguíneo é importante na doação, e que a ação de ajudar, é o que qualifica o doador como o tipo solidário”.  

     

     

     

     

    Compartilhe: