• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    MAPA e Holter: Centro de Diagnóstico do HCR passa a oferecer dois novos tipos de exame

    O Centro de Diagnóstico do Hospital Cristo Redentor passa a oferecer a partir deste mês de dezembro dois novos tipos de exames: MAPA E HOLTER.


    O MAPA é a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, um exame que realiza a medição automática da pressão arterial por meio de um dispositivo colocado na cintura, que é conectado por um tubo de plástico fino a uma braçadeira instalada no braço do paciente. As medidas da pressão arterial são realizadas a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período da noite, sendo semelhante ao procedimento realizado em consultas médicas. Os dados são armazenados em um dispositivo e, após 24 horas, o paciente retorna ao hospital para a retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software específico mapeia um gráfico das pressões registradas. Com as informações, uma equipe de cardiologistas analisará os dados do paciente.


    Este exame é solicitado pelo médico cardiologista, quando há suspeita de hipertensão arterial do avental branco (pressão arterial está elevada apenas no consultório), suspeita de normotensão do avental branco (pressão arterial está normal no consultório e elevada fora deste), avaliação do tratamento anti-hipertensivo e para avaliação de sintomas, principalmente os de pressão arterial baixa.


    HOLTER: Já o Holter é um eletrocardiograma com maior tempo de duração – de no mínimo 24 horas. O objetivo é caracterizar e diagnosticar ocorrências de comportamento elétrico anormal do coração durante atividades diárias (sono, trabalho, exercícios, estresse emocional, repouso e etc.). Ele detecta, classifica e quantifica os vários tipos de arritmias, além de calcular a variação da frequência cardíaca.


    Para a realização do exame, um monitor portátil é acoplado à cintura do paciente. Este equipamento é ligado por fios e eletrodos que são grudados em pontos estratégicos do tórax. O Holter calcula a frequência cardíaca média, máxima e mínima a cada hora, a distribuição de eventos arrítmicos e isquêmicos e os traçados eletrocardiográficos selecionados.


    Saiba mais sobre os exames MAPA e HOLTER através dos contatos WhasApp: (54) 9 9266-5715/ (54) 3342- 9413 ou 3342-9496. Os exames ofertados para todos os tipos de CONVÊNIOS.

    Compartilhe:

    Galeria de fotos