• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Janeiro Branco: cuidar da saúde mental é autoconhecimento

    Janeiro é o mês do ano destinado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, mostrando a importância do autocuidado. Quem fala sobre o assunto, é a psicóloga que atende no HCR, Lilian S. Maculan Rettore. Confira:

     

    “O mês de janeiro é marcado pela cultura do recomeço e da renovação. É início de um novo ciclo, cheio de planos, projetos e esperanças. Janeiro, deste modo, é uma página em branco, onde pode ser reescrita uma nova história, dependendo sempre das nossas ações.  

     

    Esta campanha foi criada em 2014, em Minas Gerais, por psicólogos, com o objetivo de convidar a população a pensar sobre a importância do cuidado com a saúde mental em busca de uma melhor qualidade de vida.     É importante estimular as pessoas a mudarem suas vidas e buscarem o que as faz felizes, convidando-as a entender que a vida é feita de ciclos, de maneira que, podemos encerrar aqueles que não nos fazem bem e iniciar os que nos trarão felicidade e realização.


    Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar formas de como lidar com as diversas situações da vida. É fundamental ficarmos em alerta e ao percebermos que por algum motivo não estamos nos sentindo bem, precisamos buscar ajuda de uma psicóloga. Muitas vezes somos consumidos por cansaço, desânimo, estresse, tristeza, dificuldade nas relações familiares e profissionais e a psicoterapia pode ajudar a nos sentirmos melhor e a descobrir como lidar com tais dificuldades. Nos ajuda a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos. Aprendemos a superar nossas dificuldades, a identificar e aprender a lidar com nossas emoções.


    Que janeiro, com sua perspectiva de mudança, possamos cuidar da nossa saúde mental e de tempos em tempos, rever nossas atitudes, comportamentos, fecharmos ciclos e iniciarmos outros”.

     


    Crédito: Lilian S. Maculan Rettore CRP 07/14.876

    Psicóloga no Hospital Cristo Redentor

    Compartilhe: