• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    HCR comemora 45 anos de existência neste sábado (20)

    “45 anos de histórias de superação, 45 anos de dedicação e cuidado”. É visível e já sólido o legado de humanização no Hospital Cristo Redentor, que neste sábado, 20 de fevereiro, completa 45 anos de existência.


    Com uma estrutura ampliada e cômoda, a instituição de saúde referência regional completa 4 décadas e meia com diversas conquistas: uma delas é o processo em andamento para a Certificação ONA, o que padroniza todos os seus processos internos de gestão e melhora ainda mais o atendimento  ao paciente, as melhorias estruturais no Centro Cirúrgico e CME, ofertando mais comodidade e capacidade de acesso aos médicos cirurgiões,  os projetos de formação continuada aos seus colaboradores,  a conclusão da reforma para a futura ala oncológica, e por fim, ainda em planejamento, a inauguração de um novo e importante espaço que trará mais uma modalidade de atendimento aos pacientes; esta prevista para o próximo mês de março.


    Conforme informações do setor administrativo, passam pelo HCR mensalmente, em média, 10 mil pessoas, utilizando os serviços de diagnóstico, urgência e emergência, internação e ambulatório. Este fluxo envolve equipe de colaboradores com mais de 200 pessoas e equipe médica com mais 80 profissionais das diversas especialidades.


    Para Marcelo Borghetti, Diretor Administrativo do HCR, a instituição possui uma história linda de altruísmo:  Estou no HCR por metade de seus anos de vida, 22 dos seus 45 anos. Ao chegar no HCR, logo percebi que se tratava de uma das instituições que mais atua a favor do bem comum no município e na região, e que possui uma história lindíssima de altruísmo. O sentimento agora é de motivação renovada para cada dia transformarmos o HCR, juntos, em uma instituição cada vez maior e melhor.

     Para Dr. Eglê André Pinto de Almeida, um dos fundadores do HCR, o sentimento é de vitória e de gratidão: “Após tanto tempo desde a implantação do Hospital Cristo Redentor, como um dos fundadores, recordando as dificuldades do início, o sentimento é de vitória por ver o que aí está, também de gratidão pelos que apoiaram o empreendimento tornando possível tudo que temos hoje. Um brinde ao Cristo Redentor e ao futuro que inicia hoje”.


    O senhor Ari Antônio Roso está nos registros como primeiro administrador geral do Hospital. Ele também deixa sua mensagem pelo marco de 45 anos da instituição: “Parabenizo a Associação Hospitalar Beneficente de Marau pela comemoração dos seus 45 anos de existência, ao mesmo tempo cumprimento os idealizadores deste relevante empreendimento que hoje está prestando grande serviço à comunidade marauense e aos municípios vizinhos. Eu como primeiro administrador geral desta entidade, permanecendo nela por quase 5 anos, me sinto honrado e satisfeito pela estrutura que foi criada, tanto predial, de equipamentos e tecnologia, como o competente corpo clínico, de médicos, técnicos e colaboradores. Não podemos deixar de parabenizar e agradecer também os aproximadamente 2.000 associados, que lá no início acreditaram e investiram neste empreendimento, sendo fundamentais para que o HCR se tornasse de fato o que é hoje.”


    O atual Presidente da Associação Hospital Beneficente, Adelar Confortin, igualmente comemora as 4 décadas e meia da instituição: “Poder visualizar esta história de altruísmo e coragem que o HCR tem é muito gratificante pra mim. Esta trajetória tão significativa de superação teve a colaboração de centenas de mãos. Muitas pessoas competentes ajudaram a tornar o HCR o que é hoje, superando desafios. Vale destacar aqui ainda que a estrutura que nossa entidade disponibiliza é de todos, de todas as pessoas. Nosso hospital é da comunidade. Sou grato por fazer parte desta história. Mãos Juntas família HCR, a comunidade conta com essa força.

     

     


    Audiovisual envolvendo colaboradores marca os 45 anos do HCR


    Como forma de celebrar mesmo que virtualmente a passagem dos 45 anos da Associação Hospitalar Beneficente de Marau, o HCR produziu com o suporte técnico da C. A. Films um vídeo comemorativo.  O audiovisual que já é veiculado nas redes sociais (Facebook e Instagram) e youtube, envolve colaboradores de todos os setores de atividades do HCR. Eles deixam à comunidade uma mensagem de esperança através de cartazes carinhosamente elaborados.


    Conforme Juliana Cicheleiro, gestora de projetos da casa de saúde, a intenção com o vídeo é mostrar que a família HCR leva em conta a humanização e a empatia às pessoas que precisam estar no hospital por diversos motivos. “As mais de 10 mil pessoas que passam por aqui, precisam saber que estamos aqui por elas, que todo e qualquer trabalho é realizado da melhor forma para atingir o objetivo     final que é o cuidado com os pacientes. As frases mostram um pouco disso, mesmo em meio a uma pandemia, o hospital seguiu em linha de frente buscando prestar um trabalho de excelência”, finalizou.

     

     


    Na marca dos seus 45 anos de existência HCR retoma o projeto Vidas Verdes

     

    Projeto Vidas Verdes: HCR resgata projeto de consciência ambiental em seu Centro de Parto


    Faz parte das atividades que marcam os 45 anos do Hospital Cristo Redentor, a reinserção do projeto Vidas Verdes que teve início na instituição no ano de 2008, aliando o conceito de “uma nova vida humana à uma nova vida vegetal”.  Para cada criança que nasce na maternidade do HCR, uma muda de árvore é destinada para plantio e cuidado.

    Para o atual diretor administrativo da instituição, Marcelo Borghetti, “o hospital tem esta preocupação em estar inserido em causas ambientais e a reativação deste projeto vai de encontro a este objetivo. “Muito importante fazermos esta analogia de uma vida que nasce, uma árvore é plantada. Conseguimos assim iniciar na vida destas crianças a consciência ambiental de uma maneira muito produtiva e positiva”, explicou. 

    Nas três edições já realizadas do projeto, foram destinadas aproximadamente 500 mudas de árvores das espécies ipê roxo, cerejeira, araçá, amora, guabiroba, guabijú, canela, pitangueira, entre outras. A destinação das mudas foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marau.  O DHO- Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional do HCR, juntamente com o setor de Assistência Social fez o acompanhamento sobre o plantio e o desenvolvimento das árvores, algumas inclusive que foram plantadas em locais públicos em Marau e municípios da região.

    Neste ano de 2021 o Poder Público Municipal confirmou a parceria na destinação de mudas, o que viabiliza o resgate do projeto num ano histórico, que é a marca dos 45 anos da instituição de saúde.

    A ideia, conforme informações do setor de comunicação do HCR, é dar início ao projeto em junho, mês do meio ambiente, que chama a atenção para os cuidados e preservação dos recursos naturais do planeta.  Junto a entrega das mudas para os familiares e ou responsáveis de casa bebê que nascer no Centro de Parto, será entregue um certificado com orientações sobre os cuidados com as plantas e informações sobre a espécie.

     

     

    Ala Oncológica também marcará conquista do aniversário de 45 anos do HCR


      

    Projeto é concretizado através de parceria entre a instituição de saúde de Marau e o Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Área terá 137m² e contará com sala de espera específica, seis box de atendimento ao paciente, além de posto de enfermagem, salas de apoio administrativo e de serviços.


    Estão em fase final de execução no Hospital Cristo Redentor, as reformas para abrigar futura Ala Oncológica para pacientes em tratamento quimioterápico. A obra acontece no primeiro andar da instituição e o projeto prevê 137 m² para o setor que contará com sala de espera específica, seis box de atendimento ao paciente, além de posto de enfermagem, salas de apoio administrativo e de serviços.

     O anúncio de que o HCR contará com área oncológica foi feito em dezembro de 2019. A concretização será resultado de parceria com o Hospital de Clínicas de Passo Fundo, que é referência em oncologia para o tratamento com quimioterápicos.


    Inicialmente, o tratamento será direcionado à particulares e convênios em pacientes que residam em Marau ou municípios vizinhos. O objetivo principal é proporcionar maior conforto à pacientes em tratamento, não tendo mais a necessidade dos mesmos se deslocarem incessantemente à Passo Fundo. Desta forma, a aplicação medicamentosa poderá ser feita em local mais próximo às suas residências.


    De acordo com Marcelo Borghetti, Diretor Administrativo do HCR, a parceria com o Hospital das Clínicas promete ser muito satisfatória: “O Hospital de Clínicas dispõe de serviço excepcional em oncologia para o tratamento com quimioterápicos, o que já garante o sucesso desta parceria”, colocou.

     As atividades na futura ala oncológica no HCR, serão coordenadas pela Dra. Júlia Pastorello, Coordenadora Médica do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital de Clínicas.  Ela explica que a implantação de uma rede oncológica entre ambas instituições vem em um momento muito oportuno. “A união cria qualidade, cria empreendedorismo, cria novas ideias, aumenta nossa prática de saúde de forma excelente para todos, gera amizade. Mas principalmente, nos sentimos gratos por podermos ter esta oportunidade de tornar este fato realmente significativo e histórico para a região de Marau”, explicou.


    O tratamento quimioterápico: A quimioterapia é a utilização de drogas, injetáveis ou por via oral, com o objetivo de destruir ou bloquear o crescimento das células cancerosas. O paciente que realiza protocolo de quimioterapia necessita de um suporte assistencial acolhedor e durante o tratamento, considerando que os níveis de tolerância gastrointestinal, imunológico e psicológicos se alteram e o paciente torna-se muito vulnerável.  Este novo centro de tratamento possibilitará ao paciente realizar seu tratamento próximo de sua residência e os profissionais poderão criar vínculo facilitado com este paciente e seus familiares.  Na ocorrência de efeitos adversos o paciente terá a estrutura de internamento próximo de seu lar e com cuidado direcionado às suas necessidades.


    O serviço: O serviço de quimioterapia estará sob a responsabilidade de uma equipe multiprofissional, facilitando o atendimento e acompanhamento amplo. O tratamento é definido pelo médico oncologista e pode ser realizado durante a internação ou em ambulatório. Além disso, pode ser efetivado com um único medicamento ou com a combinação de vários deles por via intravenosa (na veia ou por cateteres) ou via oral (comprimidos ou cápsulas). Quando definida a via de administração do quimioterápico, toda a equipe faz um planejamento do cuidado deste paciente e viabiliza as orientações para que este possa ter seu tratamento com menos efeitos colaterais possíveis.

     

     

    Compartilhe:

    Galeria de fotos