• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Serviço de Apoio Psicológico é criado para auxílio aos pacientes, familiares e colaboradores do HCR

    Familiares de pacientes e pacientes internados com suspeita ou positivados da Covid 19 e dezenas de colaboradores em linha de frente, têm algo em comum neste momento de pandemia: os sentimentos de ansiedade, angústia e incertezas acerca do contexto futuro.


    Sensível ao momento, a equipe diretiva do Hospital Cristo Redentor criou nesta semana, o Serviço de Apoio Psicológico HCR. Uma profissional foi contratada especificamente para dar suporte emocional e psicológico as famílias de pacientes e aos próprios pacientes internados na Ala de Isolamento Respiratório. Quem comandará a atividade é a psicóloga especialista em psicoterapia individual, infantil e adulta e psicoterapia grupal de família, Mayara Larice de Sousa Oliveira, CRP 07/30978. Num primeiro momento, a profissional realiza contatos a fim de explicar sobre a rede de apoio a todos os agentes envolvidos.


    “Estamos colocando este serviço a disposição, pois entendemos a importância de se ter uma escuta ativa e uma rede de apoio emocional em meio a inconstâncias, angústias, ansiedades e preocupações”, explica.


    O Serviço de Apoio Psicológico do HCR incorpora, além do acolhimento para escuta ativa, a elaboração de estratégias eficazes de contato entre familiares e pacientes, a fim de amenizar os sentimentos de preocupação.  “A comunicação eficaz entre familiares e pacientes deve amenizar o sofrimento psicológico. Por isso vamos desenvolver estratégias eficazes para informar familiares e garantir esta proximidade dentro das limitações e protocolos”, esclarece.


    COLABORADORES: O suporte emocional do Serviço de Apoio Psicológico igualmente ocorre para funcionários do Hospital Cristo Redentor; àqueles profissionais que atuam há mais de um ano e convivem também com angústias, ansiedades e incertezas. Quem comandará esta atividade é a psicóloga organizacional, Lilian Rettore Maculan, CRP 07/14.876. “Percebemos que não apenas os pacientes e familiares precisam de escuta ativa e cuidado, mas também àqueles profissionais que estão diariamente no ambiente hospitalar convivendo com pacientes e familiares, resolvendo situações e muitas vezes numa rotina exaustiva”.


    Compartilhe: