• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Cisto Renal: médico urologista explica sobre o assunto

    Você sabe o que são os cistos renais? Quem fala sobre o assunto é o Médico Urologista que atua no Hospital Cristo Redentor, Dr. Rodrigo Balotin. Confira:

    “Os cistos renais continuam a ser as lesões renais benignas mais comuns, representando mais de 70% das massas renais assintomáticas. Eles podem ser únicos ou múltiplos e unilaterais ou bilaterais. Em relação aos fatores de risco para o desenvolvimento de cistos, a idade, o sexo masculino, a presença de hipertensão e a presença de insuficiência renal estiveram associados ao desenvolvimento de cistos renais esporádicos. Além da doença cística esporádica do rim e dos cistos que ocorrem com síndromes familiares, como ADPKD (doença renal policística autossômica dominante) e ARPKD (doença renal policística autossômica recessiva), cistos também ocorrem em associação com doença renal em estágio terminal em pacientes em diálise.

     

    A maioria dos cistos simples ou minimamente complexos não requer um acompanhamento mais frequente ou terapia uma vez diagnosticados. Lesões císticas renais podem ser visualizadas por meio alguns exames, incluindo ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Na ultrassonografia, os cistos renais simples têm parede lisa, são preenchidos com líquido sem ecos internos e têm evidências de realce da parede posterior. A evidência de ecos internos, calcificações ou nodularidade na parede, ou septos internos na ultrassonografia sugere um cisto mais complexo que pode ser digno de exames de imagem adicionais que incluem a administração intravenosa de contraste.

     

    A classificação de Bosniak para lesões císticas renais, é o método mais útil e amplamente empregado para caracterizar lesões císticas renais e para avaliar a probabilidade da presença de uma malignidade concomitante dentro do cisto. Em geral, cistos Bosniak classes I, II e IIF provavelmente representam lesões benignas, portanto, não exigindo terapia ou apenas acompanhamento radiográfico contínuo, no caso de lesões de classe IIF. Devido ao maior risco de malignidade associado às lesões Bosniak classe III e IV, o tratamento seria a excisão cirúrgica do cisto. Importante consultar com seu urologista para o acompanhamento desta patologia e prevenção de outras patologias urológicas.”

     

    O Dr. Rodrigo Balotin atende no HCR nas terças e quintas-feiras. O atendimento com o profissional pode ser agendado através da Central de Consultas, pelo fone (54) 3342-9414 ou via WhatsApp: +55 54 9137-3234.

    Compartilhe: