• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
    Centro de Diagnóstico HCR
    CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    SETEMBRO AMARELO: Suicídio na Adolescência será tema de debate

     

    A cada ano, mais de 700.000 pessoas perdem a vida por suicídio, a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a terceira entre meninas de 15 a 19 anos.  Reduzir a taxa global de mortalidade por suicídio em um terço até 2030 é um indicador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, mas o mundo não está no caminho certo para atingir as metas globais e muito mais pessoas perderão suas vidas devido a uma causa evitável.  Por isso, falar sobre suicídio é importante para prevenção. 

     

    Além disso, historicamente, a adolescência, período considerado entre 10 e 19 ano é crítico para a aquisição de habilidades socioemocionais, principalmente porque metade dos problemas de saúde mental aparecem antes dos 14 anos.   Estes são dados obtidos do https://iris.paho.org/  (OPS- organização Panamericana da Saúde e Organização Mundial da Saúde- Américas). 

     

    Em meio a esta realidade, o Hospital Cristo Redentor e o Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, são parceiros na promoção da Live “Setembro Amarelo: Suicídio da Adolescência, vamos falar sobre!”. 

     

    Diferentemente do que foi a edição do ano passado, apenas virtual, esta edição que acontece dia 23 de setembro, às 20h, no Anfiteatro do IESTA (Instituto Santo Tomás de Aquino), oportunizará que alguns estudantes do ensino médio interajam com os debatedores. Devido ao número limitado de pessoas que poderão acompanhar presencialmente o evento, haverá como tradicionalmente, a transmissão ao vivo, pelo Facebook através das Fanpages /HCRMarau e /PrefeituraMarau. 

     

    QUADRO PROFISSIONAL:   Com conhecimento técnico e prático, integram o quadro profissional na live 2021: Dr. Eduardo Antônio Tedeschi- Psiquiatra, Mestre em psiquiatria e PhD student em transtorno mental grave. (CRM 34789 RQE 32702); Fernanda Garbin - Enfermeira Coordenadora de Ações em Saúde do município de Marau; Dr. José Ribamar F. Saraiva Júnior, Psiquiatra, Especialista Medicina da Família e Comunidade, Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Dependência Química e Mestre em Envelhecimento Humano (CRM: 29349 – RS), Lilian Stolfo Maculan Rettore, Psicóloga Organizacional no Hospital Cristo Redentor e psicóloga Clínica realizando atendimento a crianças e adolescentes e   Especialista em Psicologia Clínica - orientação psicanalítica (CRP 07/14.876) , Mayara Larice de Sousa Oliveira, Psicóloga no Hospital Cristo Redentor (CRP 07/30978), Bruna Bassani Federizzi, Professora de Filosofia e Psicóloga (CRP 07/27917).  O debate será intermediado pela Jornalista Assessoria de Comunicação do Hospital Cristo Redentor, Kelly Regina Filippi (MT 0018948/RS). 

     

     

    Compartilhe: